Projeto transforma geladeiras em mini-bibliotecas

Elas incentivam a leitura e ainda são ecológicas.

por Carolina Seiko

(Foto: reprodução)

(Foto: reprodução)

Em tempos de internet, alta velocidade para tudo, até para comer, o hábito da leitura foi uma das primeiras vítimas dessa realidade, principalmente a leitura de livros. Mas em Santa Catarina, estudantes da Universidade Regional de Blumenau (Furb) não se conformaram com essa tendência e lançaram a campanha “Não deixe a cultura na geladeira!”.

A ideia de reaproveitar três geladeiras sucateadas, transformando-as em bibliotecas ambulantes, veio do estudante de Direito, Alan Filagrana, que também é diretor de cultura do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Furb. Em entrevista ao Jornal de Santa Catarina, o estudante explicou que a inspiração para a campanha veio de um projeto que conheceu através de seu pai. As geladeiras foram reformadas e pintadas pelos artistas Clóvis Truppel e Telomar Florencio e, com o nome de geladeiroteca, estão nos campus 1, 2 e 3 da universidade, com cerca de 500 títulos, todos com a etiqueta do projeto. Os livros estão disponíveis para os alunos, funcionários e frequentadores da Furb.

Com essa iniciativa, os estudantes do DCE esperam estimular a leitura dos acadêmicos para não deixar a cultura “congelada”. Quem pegar um dos títulos disponíveis nas geladeirotecas deve passar a obra adiante após a leitura. A campanha recebe doações da Editora da Furb, Fundação Catarinense de Cultura, Editora Hemisfério Sul e dos próprios estudantes. Não há controle sobre a circulação das obras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s