Produção independente em foco

Distribuidora digital de filmes disponibiliza materiais para diferentes plataformas.

por Laís Semis

(Foto: reprodução)

(Foto: reprodução)

Com o propósito de difundir um amplo acervo através de cineclubes, exibições online, dispositivos móveis, além da convencional distribuição física, a DF5, Distribuidora de Filmes do Fora do Eixo, surge como uma plataforma de distribuição online que valoriza a produção audiovisual independente do país.

O catálogo da Distribuidora conta com filmes do circuito não comercial do cinema brasileiro que podem ser exibidos em iniciativas de transmissão audiovisual gratuitas como cineclubes, mostras, festivais, sessões itinerantes. E, como uma distribuidora ao alcance de um clique, a DF5 facilita a circulação dos produtos audiovisuais e a aproximação da relação entre realizadores, exibidores e público.

Formação de público

Gerida pelo Clube de Cinema Fora do Eixo, a DF5 realiza suas ações apostando na formação de público de cinema. “Os festivais têm sido a plataforma de lançamentos de filmes através de campanhas, totalizando em dois anos aproximadamente 20 longas metragens lançados e exibidos em todo o Brasil e América Latina, somando 300 realizações”, conta Marcelo Cabala, agente do Clube de Cinema.

Contabilizar as sessões também é parte importante do processo para que os produtores tenham estatísticas sobre seus filmes. Os acessos são contabilizados e enviados trimestralmente aos responsáveis. “Pras exibições tradicionais temos a ficha de sessão pra saber onde os filmes estão chegando e o número de público que está assistindo”, completa Cabala.

Multiplex do Precariado

A DF5 se auto intitula como um “Multiplex do Precariado” por inverter a lógica convencional das salas de cinema de shoppings, que reduzem o acesso à condição financeira de quem pode pagar pelas sessões. O Multiplex do Precariado se baseia na perspectiva de levar o audiovisual para as ruas, cineclubes e sessões caseiras, prezando pelo compartilhamento de conteúdos livres e exibições não comerciais.

Transtextos

Clube de Cinema do Fora do Eixo:

O Clube de Cinema Fora do Eixo (CdC) é a frente do Circuito Fora do Eixo responsável pela produção e propagação da cultura audiovisual no Circuito, trabalhando também a formação e estímulo à linguagem. Uma das ações do CdC é o incentivo da cultura cineclubista.

Longa-metragem:

Os filmes são divididos em três categorias de acordo com seu tempo de duração: curta, média e longa metragem. Os longas metragens são as produções cinematográficas com duração de pelo menos setenta minutos.

Anúncios

Uma resposta para “Produção independente em foco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s