Conheça os incentivos do Governo Federal para o ensino superior

Programas que possibilitam o ingresso em instituições privadas ampliam o acesso à faculdade.

por Vania Cristianini

(Foto: Guia do Estudante)

(Foto: Guia do Estudante)

De acordo com dados do Instituto Data Popular, o número de matriculados em instituições de ensino particulares aumentou nos últimos dez anos – de 69,8% para 80,8%. O número de universitários também cresceu e passou de 3,5 milhões para 6,2 milhões no mesmo período. Dentre os fatores responsáveis pelo aumento estão o surgimento da nova classe média e os programas federais voltados ao ensino superior.

O Programa Universidade para Todos – Prouni foi criado em 2004 e tem como objetivo conceder bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas.

O estudante de Engenharia Civil, Lucas Conduta, 19 anos, recebe bolsa integral do Prouni. “Para mim ele foi de grande ajuda para conseguir realizar meus sonhos de ser um grande profissional”, conta.

O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES permite ao aluno de instituição de ensino superior particular financiar o curso.

Lucas Fernando Chicheto Brancaglião, 17 anos, é aluno do 1º ano do curso de medicina da Uniara – Centro Universitário de Araraquara. “Vale ressaltar que há um grau muito elevado de burocracia, os passos para se conseguir o FIES são rígidos e realmente complexos, afinal a dívida que se assume é muito grande”, comenta.

O lado da universidade

As Faculdades Integradas de Jahu participam dos programas Prouni e FIES. Hilton Aparecido Garcia, diretor acadêmico, explica que após a implantação desses incentivos o acesso aos alunos foi ampliado, pois se atingiu um público de baixa renda e que dificilmente teria a possibilidade de pagar pelas mensalidades.

Atualmente a faculdade disponibiliza 153 bolsas integrais de estudo através do Prouni e 40 alunos possuem financiamento. “Para o Prouni a regra para disponibilização de vagas é para cada 9 alunos pagantes matriculados, concedemos 1 bolsa integral Prouni. Para o FIES, são disponibilizados R$ 100.000,00 por semestre letivo”, esclarece Hilton.

Anúncios

Uma resposta para “Conheça os incentivos do Governo Federal para o ensino superior

  1. Pingback: Planejamento financeiro 2: estudo e faculdade dos filhos·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s