O Correio Elegante do século XXI

Conversamos com um dos administradores do Spotted Unesp Bauru para entender como funciona a página.

Por Fernando Martins

Quem é esse Pokémon? Clique para descobrir…

Já mais do que consolidada entre jovens na faixa dos 20 anos, ou ainda, do público universitário, as páginas “Spotted” seguem fazendo sucesso nas redes sociais. Não se sabe ao certo qual foi a primeira delas a ser criada aqui no Brasil, mas a Pontificia Universidade Católica (PUC), e a Universidade Federal do Ceará (UFC) estão entre as pioneiras no país.

A ideia já era disseminada na Europa e logo se espalhou por aqui também e diversas instituições de ensino, em sua maioria de cursos superiores e até algumas escolas de ensino médio, já possuem suas próprias páginas.

Pra quem não sabe, Spotted é uma página localizada na rede social “Facebook”, onde as pessoas podem demonstrar interesse em uma ou mais pessoas descrevendo suas características físicas ou comportamentais. Ou, como a própria página de descreve:

Descrição da página (Imagem: Reprodução)

Mas para entendermos melhor como funciona o “Spotted Unesp Bauru”, entrevistamos um dos administradores da página, que prefere não ser identificado, o que é quase uma regra a todos os administradores de páginas semelhantes, afinal o anonimato garante com que as pessoas não tenham vergonha ou mesmo façam pedidos pessoais ao administrador. Para facilitar, vamos adotar o apelido que os administradores ganharam ao comentar as publicações e dar conselhos aos navegantes da rede, o Tio Spotted.

A página que responde aos alunos do campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) foi inspirada em páginas de outras universidades, como a própria PUC, citada anteriormente, e também a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Contando, atualmente, com cinco administradores, eles revezam entre si para publicar as  mensagens recebidas (quase 30 por dia) com uma boa regularidade, o que um deles explica ser o principal fator de sucesso da página: “Sempre no dia anterior às postagens, nós acessamos a página e recolhemos as mensagens que chegaram no inbox. Nós as organizamos em sequência e já as programamos, sempre em dois horários: das 11h às 13hs e das 22hs à 0h. Normalmente gastamos entre 1 e 1 hora e meia pra postar as mensagens recebidas”.

Dentre as mensagens recebidas, Tio Spotted explica que a maioria são para tirar a curiosidade sobre o estado cível de outra pessoa ou ainda para saber sobre sua opção sexual, mas que algumas vezes chegam mensagens mais curiosas: “Mensagens curiosas há de todos os tipos, como o menino que curte massagear os pés das unespianas, gente que descreve outra com características impossíveis de identificar a pessoa, como “menino de shorts de praia e abadá” ou ainda casos de pessoas que fazem trocadilhos inimagináveis com o sobrenome das pessoas que estão interessadas. É algo surpreendente. Haja criatividade!”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pra quem ainda não entendeu o que é e como funciona a página, o Tio Spotted acredita que é possível, sim, comparar o Spotted com um correio elegante, das tradicionais festas juninas, mas que não para por aí: “Creio que o Spotted vai além de um correio elegante, pois vamos além de enviar uma mensagem a alguém. Nós temos uma interatividade muito grande com quem manda, com quem recebe e toda a rede de amigos de quem manda/recebe um spotted. Por isso costumamos pensar no spotted como uma ponte entre corações. Ounnn, que lindo ne? <3”.

E aí, já enviou o seu Spotted para aquele pretendente? Ainda não?! Então, vai lá, acesse e conheça a página que vem movimentando paixões no campus da Unesp Bauru: Spotted Unesp Bauru.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s