O que é iniciação científica?

Primeiro contato com a pesquisa, iniciações cumprem papel importante na Universidade

Por Guilherme Henrique

 

A iniciação científica pode ser o primeiro passo para a pós-graduação (Foto: http://www.universosimulado.com)

 

A iniciação científica tem o papel de iniciar o universitário no mundo da pesquisa acadêmica. Através dela, o aluno sem experiência aprende os princípios da investigação científica, além de pleitear auxílios financeiros em agências de fomento. No futuro, a pesquisa realizada poderá ajudar no ingresso em programas de pós-graduação.

Com o auxílio de um professor orientador, o aluno-pesquisador adquire habilidades de redação científica, organização de referenciais teóricos, observação de experiências e elaboração de relatórios. Assim, ele estará apto a prosseguir na carreira de pesquisador.

O aluno do curso de jornalismo da Unesp e ex-pesquisador Thales Valeriani aponta as habilidades evoluídas: “as mais aprimoradas foram redação científica, domínio de metodologia e fichamentos. Também comecei a ler mais rápido por causa do número de  livros”.

Existem dois órgãos financiadores de pesquisas para alunos da Unesp. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece bolsas através de editais anuais. Já na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) as propostas são aceitas durante o ano todo e avaliadas em até 75 dias.

Para Valeriani, a iniciação científica cumpre papel importante na graduação: “o aluno com uma iniciação possui maturidade científica que o ajudará caso queira ingressar em algum programa de pós-graduação. E a pesquisa complementa o ensino”.

Anualmente, a Unesp  organiza seu Congresso de Iniciação Científica (CIC), para divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s