Universidades se empenham da orientação sobre a Declaração do Imposto de Renda

Iniciativas visam o esclarecimento de dúvidas tradicionais sobre o processo

Por Cinthia Quadrado

011

É hora de enfrentar o leão! (Foto: reprodução)

O curso de Ciências Contábeis da Universidade de Guarulhos (UnG) realizou nos dias 5 e 12 de abril a orientação para o processo de Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física no ano de 2014 (ano base 2013).

A iniciativa de todos os campi da universidade teve como objetivo orientar pessoas da comunidade a partir da constatação da necessidade de por em prática os ensinamentos do curso de Contabilidade. De acordo com Prof. Carlos Henrique Abibe, especialista em Planejamento Empresarial e docente responsável pela ação, a orientação faz com que o aluno “entre em contato com seus futuros clientes, desenvolvendo sua percepção e sua capacidade de interação”.

O processo de orientação foi feito em duas fases: a primeira, com uma preparação prévia, na qual os alunos recebem o treinamento teórico e prático. Na parte prática, preenchem uma declaração no modelo completo, a partir de um estudo de casos elaborados pelos professores. Numa segunda etapa damos atendimento à comunidade, esclarecendo dúvidas e preenchendo as declarações.

Ainda segundo o Prof. Carlos Henrique, há muitos questionamentos sobre o processo de se declarar o Imposto de Renda, como “quais são os bens que devem ser declarados, qual a penalização caso não seja feita a apresentação da declaração, etc”.

Projeto Amansa Leão em Bauru

A Universidade do Sagrado Coração (USC) também auxiliou a comunidade baruense com a declaração do Imposto de Renda. Segundo a professora Rina Xavier Pereira, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da instituição, o foco dessa iniciativa foi “ajudar a comunidade com a prestação de serviço e melhorar cada vez mais o nível dos profissionais da universidade”. A professora ainda ressaltou que outras perguntas muito comuns na declaração do imposto são “quem pode ser dependente, como restituir o valor do imposto retido na fonte, quais as despesas podemos abater e qual será o valor do imposto a ser pago”.

Confira aqui o passo a passo para a declaração do seu Imposto de Renda feito pelo UniversiTag.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s