Mercado de gastronomia se expande para áreas alternativas

Áreas como hospitalidade e empreendedorismo abrangem novas oportunidades de atuação

Por Maitê Borges

(Imagem: reprodução)

(Foto: reprodução)

O mercado de gastronomia pode se expandir para além do trivial nos próximos anos. Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Industrias de Alimentação, um terço do orçamento de uma família é para seus membros se alimentarem fora de casa. Esse gasto para 2020 é previsto em 40%.

As maiores oportunidades de trabalho na área não estão na alta cozinha.Os restaurantes não têm condições de ter vários chefs, e essa limitação acaba frustrando muitos formados. As novas demandas na área permitem que os horizontes dos cozinheiros se ampliem para áreas como hospitalidade e empreendedorismo.

O mercado de hospitalidade tem crescido devido à escassez de acomodações nos grandes centros urbanos. A área da hospitalidade engloba restaurantes de hotéis, pousadas, cruzeiros marítimos e até de hospitais.

O empreendedorismo é o caminho escolhido pela maior parte dos novos profissionais da área como alternativa aos recursos escassos dos primeiros anos no mercado. Lucas Risso Gomes, 25, trabalha como gastrônomo independente, fazendo bolos e doces para festas, e como personal chef.

Segundo Lucas, o trabalho especializado vai aumentar consideravelmente nos próximos anos. Porém critica o ensino da área de gastronomia: “os futuros chefes não saem com a devida formação para o mercado de trabalho atual. Uma das causas pode ser o curto período que os estudantes tem para a graduação, pois o curso tem duração de 2 a 3 anos na maioria das faculdades.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s