Bellini, Mauro, Carlos Alberto, Dunga e Cafú: as curiosidades sobre os cinco líderes da Seleção Brasileira nos títulos mundiais
Por Bianca Teixeira Morelli
A tão esperada Copa do Mundo de Futebol no Brasil está muito próxima. A bola rola no dia 12 de junho de 2014 e as expectativas de sucesso da nossa seleção são inevitáveis. Isso porque a anfitriã deste ano é a seleção mais vitoriosa da história do campeonato mundial. Pensando nisso, o UniversiTag organizou uma linha do tempo com os cinco capitães vencedores da Seleção Brasileira, destacando a característica especifica de cada um.
Primeiro Campeonato (1958 –Suécia)
Foi na sexta edição do campeonato mundial que o Brasil conquistou seu primeiro título. O nosso capitão era o zagueiro Hilderaldo Luiz Bellini, mais conhecido como apenas Bellini. A marca registrada do capitão foi seu gesto de levantar para o alto a taça de campeão com as duas mãos. Este gesto foi repetidamente copiado por todos os outros capitães vitoriosos.
Bicampeonato (1962 –Chile)
O responsável pela braçadeira do segundo campeonato foi o também zagueiro Mauro Ramos de Oliveira e deixou na reserva o capitão e ídolo Bellini. Mauro foi apelidado de Martha Rocha, miss Brasil da época. O apelido inusitado foi dado devido ao seu estilo técnico e o fato de se vestir bem fora do campo.
Tricampeonato (1970 –México)
Carlos Alberto Torres foi o líder do tricampeonato. O capitão, de vigor físico invejável, é visto como um dos maiores jogadores da história e um dos grandes nomes da Copa do Mundo de 1970. Foi dele o quarto gol da seleção brasileira na final contra a Itália, numa das jogadas mais marcantes do Brasil. Este título confirmou a superioridade brasileira em relação ao futebol mundial ao tornar-se a primeira seleção tricampeã.
Tetracampeonato (1994 –Estados Unidos)
O comandante do tetra foi Carlos Caetano Bledorn Verri ou como é mais conhecido, Dunga. O apelido dado pelo tio Cláudio faz referência a um dos Sete Anões devido à estatura baixa do jogador. O espírito guerreiro fazia de Dunga a imagem perfeita de um capitão. O jogador também foi capitão da equipe canarinho na Copa do Mundo de 1998, na França.
Pentacampeonato (2002 –Coreia/Japão)
Titular absoluto da Seleção Brasileira em três Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006) e recordista de jogos pela Seleção Brasileira (148 no total), Marcos Evangelista de Morais, o Cafu, foi o último capitão brasileiro a levantar a Taça da Copa do Mundo. Cafu é o exemplo de líder carismático mesmo sem muitos gols. Ao levantar a taça, ele gritou “Regina, eu te amo!”, além de homenagear o bairro onde nasceu ao escrever em sua camisa “100% Jardim Irene”. O lateral-direito era um exímio cruzador de bolas à área e atuava como grande marcador na defesa.
Pingback: Álbum de figurinhas da Copa é febre entre os fãs de futebol | UniversiTag#·