Maior greve da história da UNESP afeta alunos e comerciantes

Os 117 dias de paralisação trouxeram prejuízos econômicos aos que dependem da Universidade em Bauru

Por Natália Dário

A greve de maior duração registrada na UNESP de Bauru teve início em 26 de maio de 2014 e término em 19 de setembro, totalizando 117 dias. A interrupção nas atividades acadêmicas inviabilizou a ida dos alunos ao campus, prejudicando os comerciantes.

Faixas penduradas nos portões da greve mostram as reivindicações feitas por professores e funcionários.

Gilvane de Oliveira Silva, de 35 anos, proprietário do Espetinhos do Gil, estaciona todos os dias sua churrasqueira em frente à UNESP. “Nós dependemos dos alunos para o trabalho. Eu até vim nas três primeiras semanas [de greve]. Depois disso não teve mais ninguém”, comenta.

A situação não foi diferente para Antonio Guerreiro Filho, de 65 anos, mais conhecido como Tio Guerreiro, dono de um carrinho de lanches. Ele tinha intenção de trabalhar só até novembro e depois tiraria férias, mas teve de mudar seus planos. “Há 16 anos eu estou aqui, sempre teve greve, mas nenhuma que afetasse tanto como essa”, complementa.

Silva atrasou o pagamento de contas e vendeu dois instrumentos de trabalho e Guerreiro aponta não ter como recuperar o dinheiro perdido: “O pessoal não vai comer dois lanches porque deixou de comer um na greve”, finaliza.

Greve (1)
A paralisação também prejudicou as aulas e atrasou a formatura dos alunos do último ano. “Eu iria entregar meu TCC em julho. Mesmo com a greve, mudei de cidade em agosto e precisei manter as contas da casa em Bauru, apesar de estar morando em Araraquara”, explica Jéssica Custódio, aluna de jornalismo.

Ao final, professores e funcionários conseguiram negociar reajuste no salário e no vale alimentação como resultado da greve. O primeiro semestre de 2014 foi retomado em setembro e terminará em novembro. As aulas do segundo semestre deste ano só começarão em janeiro de  2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s