Saiba as vantagens e desvantagens na hora de criar um blog.
Por: Lucas Salles

Os dois maiores domínios da internet.
Graças à popularidade do meio digital, a propriedade da informação não é mais exclusiva dos grandes veículos comunicacionais. A internet possibilita que qualquer um exerça a função de editor e redator, bastando ter acesso à rede mundial de computadores.
O blog é a ferramenta mais escolhida para gerenciar conteúdos na web devido ao baixo custo de manutenção e à facilidade de edição. Porém, a decisão pelo blog em vez do registro pago de um domínio é apenas o primeiro passo para a criação de um espaço online próprio. O dilema seguinte é um pouco mais complicado: Onde montar a página?
A lista de opções é extensa e cada um dos recursos tem suas particularidades. Aqui, vamos falar dos mais populares: Blogger e WordPress. Segundo uma pesquisa da empresa de métricas digitais comScore, a plataforma da Google teve cerca de 230 milhões de visitantes únicos em 2013, enquanto a ferramenta de código aberto reuniu quase 171 milhões de acessos globais no mesmo período. As duas páginas aparecem no ranking dos sites mais populares de todos os tempos.
“Hoje, o WordPress é o mais procurado não somente para a criar blogs, mas para compor um verdadeiro site profissional, com a possibilidade de obter domínio próprio, programação de templates e plug-ins personalizados, além de estar em constante atualização”, diz Willian Silva, gerente de tecnologia da empresa .EXE Consultoria.
Já para o jornalista Thiago Zanetti, que mantém um blog sobre crítica musical há oito anos, o Blogger atende bem às expectativas. “É necessário ter um pouco de conhecimento técnico para aproveitar todo o potencial do WordPress. Já o Blogger têm templates prontos e ferramentas mais simples, com a vantagem de pertencer à Google e estar 100% integrado aos recursos da companhia”, opina.