Planejamento e benefícios podem facilitar a vida de pessoas com deficiência

Financiamentos, sites especializados e legislação viabilizam a acessibilidade

Por Ricardo Simoni

 Projeto Oficin@.com da SORRI especializa jovens para o mercado de trabalho

O IBGE alterou no Censo 2010, a antiga abordagem sobre deficiência, para uma classificação proposta pela OMS, que entende a incapacidade como um resultado tanto das limitações de funções e estruturas do corpo quanto de fatores sociais e ambientais sobre essa limitação. Mais de 45 milhões de pessoas responderam ao IBGE que possuíam alguma deficiência o que corresponde a quase 24% da população brasileira.

Garantir os direitos previstos em Lei para essas pessoas não é tarefa fácil. Mas ideias como o site do Professor Waldir Quadros da UNICAMP ajudam a descobrir quantas são as pessoas com deficiência e que tipos de necessidades possuem. Entre os benefícios oferecidos a quem possui deficiência está a isenção de IPVA; ressarcimento por invalidez em acidentes de trânsito e financiamento a juros mais baixos para aquisição de próteses. Na Unesp, os alunos que precisem de alguma adaptação podem cadastrar essa necessidade no Módulo Aluno na seção Meus dados na seção Dados do Censo.

As leis 8112/90 e 8213/90 asseguram os direitos trabalhistas da pessoa com deficiência mas muitas dificuldades ainda prejudicam a carreira destas pessoas. A Fipe busca monitorar a inserção prevista na lei mas projetos de capacitação como os propostos pela Sorri ainda são indispensáveis para aumentar as oportunidades profissionais que a legislação garante. As empresas interessadas em contratar os alunos do Projeto de montagem, manutenção e configuração de computadores da SORRI, devem entrar em contato pelo Telefone (14) 4009-1000.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s