Arquibancada na UTI

Por João Victor Belline e Tiago Pavini

Era chegar na Charles Miller e o coração já disparava. Aquela batida no peito já dentro do ônibus junto aos meus irmãos de arquibancada era acelerado de uma forma absurda. Quando passava da catraca era como ser enviado a um novo planeta. O cimento sempre foi meu amigo. O cigarro, companheiro. O rádio a pilha, meu professor. Mas tanta coisa mudou.

Ir ao estádio ensinou a respeitar o diferente, a união e o companheirismo. Fez rir, fez chorar, trouxe paixão ao peito e também muita euforia. Fez acostumar que nem sempre se ganha e , até por isso, a vitória tem um gosto mais especial. Representou a vida de uma forma tão lúdica como nunca tinha visto.

Hoje o futebol está sendo elitizado. As arenas visam o lucro e esquecem o apoio ao time. A torcida aplaude e se levanta quando quer. Não grita, não pula, não se abraça. Não empurra nenhum esquadrão. O preço do ingresso não condiz com o espetáculo e afasta o torcedor. Aliás, o espetáculo futebolístico está mais parecido com o teatral se comparado à festa das torcidas. O povo não vai mais ao estádio, não chega na geral, não pode comer cachorro-quente sem dispensar uma grande do sofrido salário.

Não há mais a união entre as diversas camadas da sociedade. Não há o abraço cheio de euforia em algum desconhecido durante o grito de gol. O coração do futebol está batendo doente. A gargante está inflamada e a voz sai rouca. A alma está machucada. Este doente não precisa de remédios ou aparelhos, precisa apenas de um especialista. Chamem o torcedor, por favor.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s