Opinião: universidades sofrem com corte de verbas

Por Henrique Cézar

A principal justificativa do governador Geraldo Alckmin em 2014, durante a greve geral nas universidades do Estado de São Paulo, USP, Unicamp e Unesp, foi de que as instituições eram autônomas, logo não era da competência do governo se intrometer na situação.

Em 2015, porém, as três universidades paulistas vão deixar de receber R$ 203 milhões que estavam previstos nos respectivos orçamentos. Anualmente, o governo paulista repassa às instituições uma cota fixa de 9,57% da arrecadação do estado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A grande crítica ao governador em 2014 foi se recusar a debater na Assembleia Legislativa o aumento do percentual do ICMS. Agora, com a queda na arrecadação, as universidades sofrerão com o corte e terão que diminuir as despesas.

Várias manifestações são aguardadas para o ano de 2015

Várias manifestações são aguardadas para o ano de 2015 (Foto: Divulgação)

A situação não se restringe às paulistas. Pelo menos 10 universidades federais também estão sofrendo com a redução de verbas imposta pelo governo federal desde janeiro. Bolsas estão atrasadas, viagens para congressos estão sendo canceladas e os cortes atingem também luz, água e papel.

Na Unesp, por exemplo, a cada ano, as demandas aumentam. Faltam professores, equipamentos, obras de infraestrutura. Cortar investimentos neste momento significa acelerar o processo de sucateamento do ensino superior. É nos momentos de dificuldade econômica e ajustes fiscais que se mostra a preocupação com a educação e a elege como prioridade. Infelizmente, nossos governantes ainda não entendem assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s