Blogs vão muito além dos diários virtuais

Ferramentas são opções versáteis para quem quer um espaço próprio para tratar de qualquer assunto na internet

Por Felipe Amaral

Em maio de 1999, Peter Merholz deu origem à tipificação blog ao separar a ideia original ‘weblog’ na frase ‘we blog’ (nós blogamos) em seu blog Peterme.com. A partir daí, o termo blog começou a ganhar popularidade. De lá pra cá o número de plataformas se multiplicou. O que começou como um simples modelo de diário virtual abriu possibilidades para novos gêneros de texto, bem como espaço para o audiovisual e uma maior gama de temas e assuntos, desde política e economia, até cultura e esporte, inclusive com viés jornalismo e possibilidades de atuação contra-hegemônica nas redes.

Principais plataformas

Atualmente, novas plataformas se disponibilizam como ferramentas para a criação de blogs. O Blogger se mantém como uma das principais. O serviço hoje é oferecido pelo Google. Ao lado dele o WordPress mostra-se como uma excelente ferramenta para a criação de um diário digital. O serviço oferece uma enorme gama de possibilidades, contando com opções pagas e ferramentas de personalização que permitem ao usuário romper os limites habituais de um blog.

Diversas plataformas propiciam inúmeras possibilidades na blogosfera.

Corre por fora nessa disputa o Tumblr, muito para o compartilhamento de imagens. Entretanto a plataforma também oferece boas ferramentas para a produção de textos. Também se mostra como uma boa alternativa o Medium, plataforma online para publicação de texto. A diferença aqui é que o usuário não pode fazer grandes modificações de layout em sua conta e fica restrito às possibilidades delimitadas pelo serviço. O principal é o texto.

Se você quer criar um blog e aprender mais sobre esse universo, listamos alguns blogs com dicas sobre criação e personalização de diários virtuais:
Ferramentas Blog

Dicas Blogger

Dicas para blog

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s