Aprender não custa caro

Por José Guilherme Guimarães

Desde os primórdios da internet é possível observar o potencial didático da rede mundial de computadores. Milhares de pessoas trocando informações e ajudando umas as outras a resolver problemas comuns podem ser vistas desde a era dos fóruns.

Dicas de culinária e receitas ensinam a cozinhar e ajudam cozinheiros já experientes. / Foto: BBQ Em Casa

Porém, desde a ascensão do Youtube e da possibilidade de compartilhar vídeos de maneira rápida, os tutoriais ficaram mais simples e fáceis de entender, além de terem diversificado muito seu público. De dicas para gamers até aulas de guitarra, qualquer um pode aprender algo novo sem sair do conforto do seu lar.

Um exemplo de sucesso é o site Cifra Club. O site foi criado em 1996 como uma plataforma colaborativa para músicos e aspirantes trocarem informações e, principalmente, versões cifradas para violão.  Desde 2008 o site conta com uma equipe de profissionais que gravam vídeo aulas detalhadas de bateria, guitarra e contra-baixo.

A estudante Livia Fava aprendeu os primeiros acordes no site e recomenda. “Quando resolvi aprender foi muito útil. Os tutoriais me ajudaram a ganhar noção de tempo e ritmo, além dos acordes. Como os vídeos são bem didáticos, fica mais fácil para os iniciantes”.

Criado no início de 2012, o canal BBQ em Casa produz tutoriais ensinando receitas e truques para melhorar o churrasco do final de semana. Além dos vídeos, o público pode entrar em contato para esclarecer dúvidas, dar sugestões e compartilhar suas versões dos pratos ensinados.  “Buscamos sempre responder todos os comentários do público em todas as redes sociais, pois julgamos muito importante esse relacionamento mais próximo”, diz André Dias, criador e apresentador do canal.

Claro que nem sempre os tutoriais substituem a figura do professor, mas com um pouco de pesquisa qualquer um pode aprender sobre seu hobby. E como dizem, aprender nunca é demais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s