2015 é o ano da Luz

Evento realizado no mundo todo nos lembra da importância desse fenômeno

Por Fernanda Luz

Em Assembleia Geral da Unesco de 2013, a luz e suas tecnologias serão celebradas em 2015, denominado o Ano Internacional da Luz e Tecnologias baseadas na Luz. Organizações, universidades e governos se juntaram com o objetivo de mostrar para o mundo a importância da luz na vida e no desenvolvimento da sociedade. Além de celebrar, diversas atividades já foram feitas e muitas ainda vão acontecer, reunidas num grande evento cultural e científico.

 

Foto Reprodução - Flickr

E para relembrar um dos fatos mais intrigantes a respeito da luz é o seu comportamento quântico de dualidade partícula-onda, ou seja, quando a luz se comporta tanto como partícula tanto como onda. Essa propriedade foi descoberta muito antes de começarem a falar sobre a teoria quântica. Os primeiros a falarem sobre o assunto foram Isaac Newton (1642-1727) e Christiaan Huygens (1629-1695). Newton defendia a luz como partícula (corpúsculo), enquanto Huygens acreditava no comportamento como onda.

Esta história tramitou em vários continentes, com teorias, experimentos e comprovações distintas, passando pelos experimentos da dupla fenda, de Thomas Young (1773-1829), interpretação que estabeleceu as equações de  James K. Maxwell (1831-1879), quando a tecnologia óptica foi incorporada ao eletromagnetismo. Seis séculos depois, a humanidade chegou a uma conclusão para a explicação de Einstein sobre o efeito fotoelétrico, elaborada no início do século 20.

Além desse aspecto técnico e histórico da Luz, o site oficial sobre o evento (em inglês) foi criado para trazer curiosidades sobre o assunto. Por que a Luz é importante? Segundo a organização, é interessante lembrar que a luz representa 20% do consumo global de eletricidade, e os países desenvolvidos junto com as economias emergentes estão trabalhando juntos para melhorar o uso da energia pelo mundo. O uso da luz também está sendo aplicado como o melhor e mais moderno meio do mundo se comunicar: é a fibra-óptica, cuja espessura se assemelha a de um fio de cabelo humano e pode transportar informações com maior eficiência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s