5 inciativas gastronômicas que inovaram na internet

A culinária que antes era distante de todos, restrita a programas de TV assépticos, hoje se reinventa no espaço virtual.

Por Felipe Amaral

1Foto: Reprodução. Louro José do programa Mais Você (Rede Globo.)

A maioria das pessoas  já assistiu os famosos programas de culinária na tv brasileira, muitas vezes caricatos, onde se executava alguma receita com ingredientes exuberantes e distantes da realidade. Os programas tratam da comida como uma execução mecânica e ahistorica, ignorando a cultura que a fez e tornando sátira através de aves falantes.

Graças a internet, o espaço da diversidade, esses programas se resignificaram,  o que era produzido para uma dona de casa estigmatizada, hoje se reinventa e atinge diversos públicos, da cultura nerd, passando pela militância  vegana até os pratos complexos adequados a realidade brasileira.

A maravilhosa cozinha de Jack

“Culura nerd” “Bacon” “Pornfood”. Essas são algumas das definições que o projeto Cozinha de Jack leva. Carregado de referencias da cultura nerd, o canal do youtube reproduz pratos de filmes clássicos, como o lanche comido por Vincent Veg(John Travolta) em Pulp Fiction e alguns pratos da serie Game of Thrones.

Ele também  ensina receitas de drinks e avalia cervejas de produção artesanal, ora inventando receitas, ora reproduzindo as já conhecidos do público.

Chubby Vegan

Há sempre uma opção. Chubby Vegan, criado pela estudante de gastronomia Nathalia, abre espaço para o universo de possibilidades contido nas dietas vegana e vegetariana.

O blog reúne dicas para substituir os alimentos de origem animal sem que a receita perca sua essência ou sabor. Entre as categorias estão “Nutrição”, com informações sobre vitaminas, “Livros” e as sugestões de títulos ligados à temática da página e “Faculdade”, na qual a autora compartilha suas experiências no campo acadêmico.

Feministas na Cozinha

Em abril de 2011, gastronomia e poesia foram misturadas na mesma receita textual e dali surgiu uma das primeiras postagens do blog Feministas na Cozinha, “Morno”. Semanalmente, as colaboradoras preenchem o espaço com receitas diversas e também lançam um “desafio gastronômico”. O último deles perguntou: “Qual a comida que vocês fazem para celebrar a vida?”. E aí, já pensou a respeito?

Menos de 20$

O canal do youtube onde todas as receitas tem um valor menor que 20 reais, sempre trazendo pratos diferentes a um preço acessível a maioria dos brasileiros.

Apesar da iniciativa estar desativada no momento, o conteúdo permanece online, então vale a pena dar aquela conferida.

Anúncios

2 Respostas para “5 inciativas gastronômicas que inovaram na internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s