Conheça o Estudantes Pela Liberdade (EPL)

A organização tem como intuito promover os ideais liberais no ambiente acadêmico desde 2012

Por Érica Travain

Estudantes Pela Liberdade (EPL) é uma organização brasileira apartidária que engloba estudantes – do ensino médio ao pós-doutorado – defensores da liberdade. A entidade foi reorganizada em 2012, após o Seminário de Verão do Ordem Livre.

Segundo o coordenador de comunicação do EPL, Ivanildo Santos III, os trabalhos iniciais foram de estruturação e contato com liberais de outros estados brasileiros. A organização de eventos e formação de grupos universitários ocorreram nos anos seguintes.

Propósito primordial

“A missão do EPL é empoderar os líderes estudantis que se dizem liberais porque nós temos hoje a visão que o Brasil precisa de instituições de ensino que contribuam para formar mais intelectuais e o debate plural de ideias”, explica Ivanildo. Formar grupos de estudos, organizar palestras e workshops são algumas das ações propostas pelas lideranças locais do EPL.

O que é essa tal de liberdade?

No livro Liberalismo: antigo e moderno, o sociólogo brasileiro José Guilherme Merquior descreve três escolas liberais no mundo: a britânica (do iluminismo escocês), a francesa e a alemã. Segundo Santos, a escola britânica foca no liberalismo econômico. Já a francesa vê a liberdade em um sentido mais político. Por fim, a alemã enxerga a liberdade como autonomia, no sentido de ter a capacidade de realizar algo. “Então, você se enquadrando em um desses três tipos de liberdade que Merquior descrevia, estará dentro dos Estudantes Pela Liberdade porque o EPL não tem uma definição única de liberalismo”, explica.

Estudantes Pela Liberdade - Érica Travain - EPL

Estudantes Pela Liberdade é uma organização estudantil apartidária, defensora da liberdade (Foto: EPL)

Financiamento

A organização aceita doações financeiras de pessoas físicas e jurídicas por meio do trabalho das equipes de fundraising. “Nosso estatuto proíbe doações do governo e de empresas que estejam altamente envolvidas com o governo. Por exemplo, se a Odebretch quiser doar, vamos polidamente negar”, ressalta. A organização ainda é parceira da Students for Liberty. Contudo, é uma entidade separada e independente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s