Detecção de resíduos por método computacional

Software pode substituir métodos experimentais

Por Gabriela Arroyo

A pesquisa “Detecção de resíduos importantes em famílias de proteínas usando métodos computacionais” é desenvolvida pelo professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lucas Bleicher, com colaboração das professoras doutoras Rafaela Salgado Ferreira e Liza Felicori, do grupo de Biologia Computacional de Proteínas.

O trabalho tem como objetivo fornecer método puramente computacional que possa identificar quais resíduos são importantes em uma família de proteínas, facilitando o trabalho do pesquisador experimental. Os resíduos são os aminoácidos conectados para formar uma proteína.

A estudante de biologia, Fernanda Oliveira, concorda com o argumento de Bleicher. Ela completa: “identificar os resíduos com o auxílio de um software deve ser muito mais rápido e simples, além de provavelmente ser mais barato”.

O método utilizado na pesquisa analisa os alinhamentos de sequência, pois proteínas da mesma família têm sequências de resíduos capazes de serem alinhadas. Desse modo as regiões idênticas ou similares ficam na mesma coluna.

Busca-se também detectar os padrões que, por algum motivo, se mantiveram ao longo da evolução. “Muitas vezes esses padrões aparecem porque aqueles resíduos são importantes para a estrutura ou para a função de uma proteína”, possibilitando obtê-los de forma quase automática, afirma Bleicher.

A metodologia foi publicada pela primeira vez em 2011 e desde então tem sido utilizada em ciências médicas, como para identificar resíduos em mitocôndrias. Os professores José Ribamar Ferreira Júnior e Mário Henrique Barros, da USP em São Paulo, trabalham com proteínas em levedura e colaboraram com a pesquisa validando experimentalmente as informações obtidas pelo método computacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s