Estudo propõe a redução do escoamento artificial

Busca alternativas como captação, dimensionamento, armazenamento e uso racional da água

Por Gabriela Arroyo

“Propor e discutir alternativas de captação, dimensionamento, armazenamento e uso racional para assegurar o fornecimento ininterrupto de água” é o objetivo do projeto de pesquisa “Alternativas para assegurar a disponibilidade hídrica em períodos de escassez”, do professor Edmar José Scaloppi, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu.

A pesquisa é desenvolvida a partir do “monitoramento das contribuições pluviométricas e seus efeitos na recarga subterrânea e no escoamento superficial”, explica Scaloppi.

Imagem

Entenda o ciclo hidrológico. (Foto: Apostila de hidrologia/ ebah.com.br)

Os resultados obtidos indicaram a necessidade de reduzir o escoamento superficial da água e buscar favorecer a infiltração “para assegurar a manutenção da disponibilidade hídrica local e regional”, esclarece o professor.

Construir reservatórios torna-se fundamental para alcançar esse objetivo, uma vez que regularizam-se as vazões nas bacias hidrográficas. Como consequência, se reduz o risco de enchentes (tanto nos espaços urbanos quanto nos rurais), assegura-se a disponibilidade hídrica e se diminui os impactos observados em períodos de escassez.

O estudante de engenharia civil da Unesp de Bauru Sammer Castro observa, entretanto, a necessidade de se estudar o solo quando o assunto é escoamento superficial, pois “quando a água infiltra em solos arenosos, como é o caso de Bauru, pode haver erosão”, explica.

O estudo do pesquisador busca valorizar práticas de preservação de recursos hídricos e o uso racional da água, objetivo merecedor de atenção especial também por parte das políticas públicas. A pesquisa é desenvolvida há seis anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s