Exercícios físicos ajudam prevenção do Alzheimer

Estudo aponta que a prática regular de exercícios traz benefícios para idosos

Por Gabriela Arroyo

A pesquisadora Carla Manuela Crispim Nascimento desenvolveu durante quatro anos a pesquisa “Efeitos do exercício físico regular sobre marcadores inflamatórios e fatores neurotróficos em idosos com comprometimento cognitivo leve”. O estudo buscava verificar se idosos com algum grau de comprometimento cognitivo poderiam se beneficiar com a prática regular de exercícios físicos. “Nosso objetivo central foi medir esses benefícios”, explica Carla.

Os idosos participavam de três sessões semanais em dias não consecutivos e “antes e depois da prática dos exercícios físicos, eram submetidos a testes”, esclarece a pesquisadora. A intenção dos exercícios era estimular o sistema cardiorrespiratório por meio de atividades que requeriam também equilíbrio, agilidade, coordenação motora e resistência de força.

Os resultados revelaram que a atividade física é capaz de conferir maior resiliência contra perdas causadas pela idade ou pela presença da doença de Alzheimer. “Pode ter funcionado como um anti-inflamatório natural, ajudando a frear o processo de degeneração”, conta. Ela ainda explica que a atividade aumentou de forma significativa os fatores capazes de garantir a saúde neuronal. Para o estudante de educação física Felipe Balistieri, “os resultados do estudo parecem ser muito promissores e mostram que o exercício físico pode ajudar nas doenças do sistema nervoso como um tipo de medicação”.

O trabalho recebeu o prêmio saúde da revista Saúde da editora Abril na categoria de atividade física e saúde em 2015. Foi financiado pela FAPESP e pela CAPES e recebeu a colaboração do Laboratório de Neurociências (LIN-27) do Instituto de psiquiatria da USP, do Laboratório de Biologia Molecular e Envelhecimento (LABEN) da UFSCAR e do Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento (LAFE) da UNESP de Rio Claro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s