O biocurativo e a cicatrização de feridas crônicas

Pesquisa desenvolve pomada utilizando componentes do sangue

Por Gabriela Arroyo

Diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e respiratórias são exemplos de doenças crônicas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Tais enfermidades se caracterizam por acompanhar o indivíduo por um longo período, quando não pela vida toda, e podem causar feridas.

Ao pesquisar sobre substâncias do sangue em 2003, a pesquisadora da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, Rosana Rossi Ferreira, conta ter lido na literatura existente que “plaqueta e plasma poderiam funcionar como cicatrizantes”, e isso chamou sua atenção. A partir daí, Rosana começou a desenvolver a pesquisa intitulada “Biocurativos”, com a colaboração das pesquisadoras Elenice Deffune, Helga Caputo Nunes e Ana Carolina Picolo Pasiam. O nome “biocurativo” foi dado, porque se utiliza matéria biológica para a confecção da pomada: plaqueta e plasma.

Componentes do sangue

Componentes do sangue (Foto: coladaweb.com/reprodução)

São duas as formas farmacêuticas do biocurativo: o emulgel e o laminar. O emulgel ajuda a realizar a “limpeza” do material morto presente na ferida, ajudando a cicatrizar, e o laminar ajuda a criar uma nova irrigação sanguínea, favorecendo a formação da nova pele, explica o médico Gustavo Kohl Greghi.

O estudante de biologia Matheus Januario considera a pesquisa de grande relevância social, “pois promove melhorias na qualidade de vida de pacientes que apresentam algum tipo de ferida que não cicatriza seguindo procedimentos comuns”.

A pesquisa recebeu aprovação do Conselho Nacional de Saúde (CONEP) em 2004 e, a partir de então, a pomada começou a ser testada em seres humanos. Constatou-se após mais de dois mil testes que o biocurativo poderia ser um medicamento eficaz para se tratar feridas crônicas. A pomada foi patenteada em 2015 e as pesquisadoras cederam os direitos autorais para a UNESP, conforme prevê o regulamento da universidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s