Reinvenção econômica e adaptação financeira em 2016

Como a população brasileira e alguns setores têm prosperado, apesar dos efeitos da crise sobre o mercado

Por Ana Beatriz Ferreira

Setores crise - Ana Beatriz - Pixabay

Supermercados e setores alimentícios tentam driblar o agravamento da crise (Foto: Pixabay.com) 

Após o Brasil ter fechado o ano de 2015 com aumento no desemprego, cuja média foi de 8,4% de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a população tem se reinventado e recorrido a setores do mercado inusitados para amenizar os efeitos da crise.

No início de 2016, o Instituto Nielsen divulgou dados surpreendentes sobre o tema. De acordo com o órgão, alguns setores relacionados a novos hábitos de consumo da população registraram um crescimento significativo, dentre eles água de coco industrializada, com aumento de 16% e protetores e bronzeadores solares, 8%. De acordo com nota divulgada, “a busca pela saúde e bem-estar justifica o aumento das vendas”.

Neste sentido, muitos são aqueles que vão atrás de criar um pequeno negócio para aumentar a geração de renda. Carolina Sandler, fundadora e CEO do site Finanças Femininas, o primeiro site de finanças voltada para mulheres no Brasil, realiza consultorias na área e comenta as dinâmicas profissionais. “Vejo que o nosso público tem buscado cada vez mais alternativas ao mercado corporativo e às dificuldades econômicas”, declara.

Empreender - Ana Beatriz - Finanças femininas

Carolina Ruhman criou o site Finanças Femininas, onde fala sobre questões econômicas e presta consultorias a mulheres (Foto: Finanças Femininas)

A realidade em Bauru

Semelhante ao cenário nacional, no município, muitas pessoas têm buscado por alternativas em suas finanças. De acordo com Tatiana Rodrigues, profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, “em Bauru são mais de 15.300 microempreendedores individuais, 13.200 microempreendedores e 1.900 Empresas de Pequeno Porte”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s