Tire a sua ideia do papel!

Conheça o crowdfunding e entenda como funciona

Por Naiara Teixeira

O crowdfunding ou financiamento coletivo é a nova forma de arranjar recursos para realizar projetos através da internet. Milhares de pessoas ao redor do mundo já criaram campanhas de financiamento coletivo para tornar seus projetos realidade.

Como funciona?

1.Surge a ideia

Transforme ela numa boa ideia, em um projeto que possa ser útil e concretizável. A grande vantagem do crowdfunding é que toda ideia tem lugar, não importa qual seja.

2. Criar uma campanha on-line

Já existem várias plataformas de crowdfunding na internet. No Brasil a mais famosa é a Catarse, que com apenas três anos de existência já faturou mais de 5 milhões de reais e ajudou a realizar mais de 500 projetos pelo país. Também existem ótimos sites brasileiros como Kickante, Benfeitoria, ComeçAki e Startando. As campanhas para financiamento possuem uma meta de arrecadação e podem ficar disponíveis para colaboração pelo tempo que o usuário determinar. Quando você contribui para uma campanha pode receber em troca premiações  ou conteúdos exclusivos, de acordo com o valor doado.

3. Divulgação

A chave para um projeto atingir sua meta de financiamento está na qualidade e inovação da proposta mas também na divulgação. Seja através de rede sociais ou sites, quanto mais público a sua campanha atinge, mais chances tem de arrecadar o valor pretendido.

4. Retorno

Quando uma campanha de financiamento é bem-sucedida todos aqueles que contribuíram esperam a concretização do projeto e garantir o feedback é essencial para manter o projeto, seja ele uma start-up ou um lançamento de livros.

No Brasil a prática do crowdfunding tem dado espaço para muitos projetos incríveis como o documentário Chega de Fiu Fiu da ONG Think Olga, que discute o assédio de rua no Brasil. Outro belo exemplo é o livro A Menina do Vale 2, da empreendedora Bel Pasce que usou o financiamento coletivo para o lançamento dos exemplares físicos e arrecadou 4 vezes mais que a meta pretendida de R$ 260 mil (alcançando arrecadação de R$ 889.410,37).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s