Turismo nacional valoriza com a alta do dólar

Brasileiros adiam o sonho de viajar para o exterior e procuram por opções no país

Por Ana Beatriz Ferreira

As férias de verão de 2016 e os planos de viagens da maioria dos brasileiros têm sido um pouco diferentes das expectativas e da realidade de anos anteriores. Com a alta do dólar, que atingiu seu maior valor na cotação do real, destinos internacionais e cruzeiros marítimos adquiridos na moeda estadunidense foram adiados. Em troca, os roteiros nacionais voltam a figurar entre as opções de lazer e entretenimento.

Em 2016, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens, o turismo no Brasil deve ter um crescimento de 5% em relação ao ano passado. Dados divulgados pelo Ministério do Turismo confirmam as expectativas: 86% dos brasileiros que viajarão nos próximos meses permanecerão no país.

Turismo - Ana Beatriz - Pixabay

De acordo com Luiz Carlos, os destinos mais procurados no Brasil são Maceió, Porto de Galinhas, Natal e Gramado (Foto: Pixabay.com)

Mudança de roteiros

Luiz Carlos Gonçalves Júnior, agente de viagens da Hangar Travel, acredita que “a alta do dólar influencia nas mudanças de planos para viagens internacionais, pois além do valor a ser pago pelo pacote, o passageiro pode avaliar o gasto futuro no local escolhido”. Para quem ainda insiste no sonho de visitar o exterior, prevalece a máxima da pesquisa e da organização. De acordo com o agente, “quem faz um planejamento e procura uma boa assessoria através de uma agência com experiência no ramo e credenciada nos órgãos devidos, consegue viajar para o exterior com boas tarifas”.

Para Valeria Mariano, professora da rede pública que viajou durante as férias de janeiro ao Ceará, é possível fazer ajustes sem abrir mão da viagem tão desejada. “Hoje em dia, opto por flexíveis, onde eu posso escolher o que fazer e não por pacotes prontos. Assim dá para economizar mais e não ficar presa às programações da agência”, conta. Já em relação aos gastos no local, a viajante recomenda: “Procurar não comprar muitas coisas no cartão de crédito em dólar, euro ou libras”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s