Conheça a cultura surda oralizada brasileira

Veja alguns blogs em português sobre o tema
Por Ana Raquel Périco Mangili.
Desculpa, não te ouvi
Com o advento da Internet, uma das comunidades que ali encontrou seu espaço para compartilhamento de experiências foi a dos surdos oralizados. Engana-se quem pensa que as pessoas com deficiência auditiva se comunicam apenas através da língua de sinais. Utilizando  técnicas e recursos diversos, uma parcela significativa de indivíduos com graus variados de surdez optam por utilizar o português como língua materna. Confira a seguir uma lista de alguns blogs (na visão das blogueiras), para conhecer um pouco mais sobre a cultura surda oralizada.
Crônicas da Surdez, de Paula Moreira
“O Crônicas nasceu em 2010. Decidi criá-lo para falar de um assunto que ninguém comentava: deficiência auditiva! Meu objetivo inicial foi tentar me tornar para os outros a amiga que eu nunca tive para falar de surdez e seus assuntos delicados”.
Desculpe, Não Ouvi, de Lak Lobato
“Desde que uso a internet, comecei a procurar pessoas que convivessem com a deficiência auditiva, mas que se comunicassem através da língua portuguesa, pois só havia divulgação da surdez representada pela língua de sinais, cuja realidade era bem diferente da nossa. Foi daí que nasceu o meu blog, para falar de deficiência auditiva sem torná-la sinônimo de comunicação por LIBRAS. Um espaço onde eu me sentia representada e me aproximava de pessoas em condições similares”
Igualmente Diferentes, de Diéfani Piovezan
“A ideia de fazer a página surgiu em 2009. Como eu gostava de escrever, decidi fazer um blog sobre surdez e tentar educar um pouco as pessoas sobre o assunto”.
SULP – Surdos Usuários da Língua Portuguesa, de Sônia Ramires
“O blog surgiu em 2008 para divulgar o Manifesto dos Surdos Usuários da Língua Portuguesa. A página é muito consultada por quem deseja informação e é diferente dos outros blogs que contam experiências pessoais sobre a surdez. Escolhemos o nome SULP para não deixar de fora os surdos sinalizados que podem ler e escrever em português”.
Surdez Silêncio em Voo de Borboleta, de Patrícia Witt
“O blog tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre a deficiência auditiva, motivando os leitores na troca de ideias, incentivos e também divulgar livros no mesmo tema. O público alvo é bem amplo: surdos oralizados e sinalizados, familiares, profissionais e educadores da área e, claro, a todos os interessados!”.
Anúncios

Uma resposta para “Conheça a cultura surda oralizada brasileira

  1. Pingback: Mini-reportagem – Conheça a cultura surda oralizada brasileira | Blog Ana Raquel Périco Mangili·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s