Cristiano Ronaldo: da infância pobre a ídolo nobre

Jogador mal tinha o que comer: após os treinos, se alimentava de sopa

12644833_963852260318196_4060869995797147044_n

Cristiano Ronaldo domina a bola de bicicleta

Por Mara Carvalho

Cristiano Ronaldo teve uma infância muito simples. Menino pobre, mal tinha o que comer e vestir. Mas isso não o limitou. Despertou ainda mais o gigante dentro de si. Determinado em mudar sua biografia, se dedicou no que sabia fazer de melhor: jogou incansavelmente. Chegou ao sucesso. Hoje é reconhecido internacionalmente. Está no pódio e divide com Messi o posto de melhor jogador do mundo.

O futebol faz parte da cultura brasileira e nele muitos meninos buscam a oportunidade de mudar de vida. Garotos que se inspiram na história de Cristiano se doam ao esporte para ter um lugar à sombra e oferecer melhores condições à família.

Solange Carvalho Araujo é mãe de Helton que joga na sub-20 e, para ela, essa categoria ajuda a realizar o sonho de vários garotos que buscam vaga no time principal. “Por essa razão o jogo é muito bonito de assistir, eles dedicam o máximo para mostrar suas competências e habilidades”, diz Solange.

O estudante de jornalismo e seguidor de esportes, Fabio Toledo, menciona: “é claro que construir um futuro no esporte utilizando um exemplo como o do Cristiano Ronaldo é legal, mas chegar aonde ele chegou é praticamente impossível, porque falta oportunidade a tanta gente que tenta a vida no futebol. Quanto mais eu acompanho as categorias de base, principalmente no Brasil, vejo essa falta de oportunidade para garotos que poderiam conseguir algo a mais no esporte” finaliza.

Ninguém nega o talento de Ronaldo, mas ele teve um “padrinho” que certamente deu uma mãozinha para o sucesso. Ele foi batizado pelo ex-jogador do Nacional da Madeira, Fernão Barros Sousa e capitão do time Futebol Andorinha.

Na ótica de Toledo “a vida do jogador fica muito mais fácil com o empresário. Seja o jogador bom, mediano, ou ruim, ele vai conseguir jogar, seja em um time pequeno do Brasil, um grande, algum da Europa, o empresário vai conseguir achar um lugar”, afirma.

Bruna Moura faz parte da Atlética UNESP Bauru e tem uma visão semelhante à de Toledo. Menciona: “um bom empresário consegue gerir a carreira do jogador e colocá-lo no lugar certo”. Ela completa dizendo: “talento é fundamental, mas comprometimento também”.

Enquanto a fama não chega para alguns, Cristiano vai mostrando seu talento em campo. O ídolo do futebol brasileiro se torna inspiração para muitos garotos que sonham em chegar ao sucesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s