Jovens encontram no funk espaço de expressão

Ritmo vem ganhando simpatizantes e conquistando o seu lugar na cultura brasileira

Por Mara Carvalho

mc_guime_0

Mc Guimê: um dos principais nomes do funk brasileiro

O funk é um ritmo musical marcante que vem despertando paixão, seja em crianças, jovens ou adultos. Em passos largos, ele tem ganho cada vez mais destaque. Em uma sociedade dominada pelas classes média e alta, os apreciadores, em sua maioria de classe baixa, encontram no estilo espaço para se expressar.

Em 2013, o funk ainda era mostrado de forma preconceituosa pelas mídias. Os funkeiros eram vistos como “marginais”, visão imposta pela sociedade tradicional. Quando começou a ganhar ênfase e aceitação da população, a  imprensa passou a mostrar o seu outro lado e os empresários começaram a investir e fazer grandes produções, assim conquistando inclusive a classe média.

Os cantores do ritmo só conseguiram quebrar os paradigmas sociais quando criaram letras em contrapartida às que proclamavam palavras de baixo calão. Através da música, começaram a expressar manifestações culturais e os mc’s passaram então a enfatizar a classe trabalhadora sonhadora.

Gabriela de 13 anos, diz: “gosto da dança e do estilo musical, principalmente das letras românticas. O Mc Gui é meu cantor favorito, porque ele não fala palavrões”. A irmã Giovana de 11 anos também concorda. E o primo João Pedro de 9, completa: “gosto das músicas do Mc Gui e Mc Guimê. Não gosto do funk em que os menores falam coisas proibidas”, finaliza.

As mulheres também se apropriaram da linguagem para impor seus ideais e quebrar tanto paradigmas quanto o preconceito sexual. São exemplos de destaque: Valesca Popozuda, Fabiana Faleiros, Mc Mayara e Anita.

Atualmente, os “esquecidos” passam a ter voz dentro da sociedade  capitalista. Logo, será que o funk ostentação deu uma mãozinha? De qualquer forma, a grande importância nisso tudo é que os jovens encaram a música como um meio para difundir sentimentos, além de quebrarem preconceitos impostos pela própria sociedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s