Literatura feminina

Cada vez mais as mulheres estão ganhando espaço dentro do universo literário

Livros.png

As mulheres tem ganhado cada vez mais espaço dentro da literatura, mas ainda a grande maioria dos autores são homens. Foto: reprodução/blog fomedelivros.com

Por Mariane Ribeiro

A literatura é um espaço dominado por homens, seja como autores ou como protagonistas. Uma pesquisa feita pela professora e pesquisadora da UNB, Regina Dalcastagnè, mostra que cerca de 72,7% dos autores brasileiros são homens e que a maioria dos protagonistas também são homens. Isso são dados que mostram como as mulheres ainda precisam lutar pelo seu espaço dentro da literatura.

Thereza Rocque da Motta, poeta e editora Ibis Libris, acredita que as dificuldades para começar são as mesmas, tanto para homens quando para mulheres, e que é preciso saber escrever bem. Porém, ela afirma que as dificuldades gerais das mulheres são maiores que as dos homens, “elas podem sofrer preconceito por serem mulheres (…) É mais fácil aceitar que um homem seja inteligente (ou escritor/editor) do que uma mulher. Uma mulher que desempenha uma atividade masculina”. Thereza ainda completa que ela não teve problemas por ser mulher quando entrou para o ramo da literatura.

Mesmo no que diz respeito aos personagens, a mulher ainda é relegada aos papéis de coadjuvante junto ao protagonista masculino. Mas isso vem mudando, com livros como a série Jogos Vorazes, que apresenta Katniss Everdeen como a protagonista destinada a salvar o povo da ditadura da Capital. Além dela, a personagens Hermione Granger da série Harry Potter é um bom exemplo de uma personagem feminina com personalidade e independente dos homens que a cercam.

Muitas coisas estão mudando hoje no que diz respeito ao espaço que a mulher tem na literatura. Elas estão ganhando espaço aos poucos. Segundo o psicólogo Breno Rosostolato, “o momento atual requer uma ampla discussão sobre as diferenças e desigualdades de gênero, bem como a busca por uma equidade. O sistema patriarcal, que ainda persiste, cada vez mais se enfraquece e revela uma realidade totalmente diferente”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s