Novas perspectivas de beleza

As pequenas mudanças que estão acontecendo na moda e como elas refletem uma mulher mais próxima do real

Por Mariane Ribeiro

A moda está sempre mudando. Seja nas suas formas ou nas cores a moda sempre vai ditar o que é tendência, mesmo quem não segue o que as grandes grifes estão desfilando tem alguma referência de moda no momento de se vestir. E não apenas isso, essa indústria também nos dita o que é bonito e o que não é.

Durante o período renascentista o corpo feminino que era considerado belo, e era constantemente reproduzido, era o corpo cheio de curvas e dobras. Atualmente esse padrão mudou muito, a mulher idealizada é bem magra e com o corpo esguio, é a chamada ditadura da magreza.

Essa imposição do corpo magro afeta diretamente a autoestima das mulheres, principalmente daquelas que não conseguem se encaixar nesse padrão, “muitas vezes a moda em si (…) elege um novo padrão de beleza, na qual a ‘mulher real’ pode muitas vezes, não se encaixar (…). E ai surge a ‘não aceitação’ do próprio biótipo” diz GuuhGreen, codinome de Gustavo Carvalho, Digital Influencer, Estilista, Personal Beauty e WebCelebrity e colunista de Moda e Beleza do jornal O Estado RJ, desde 2012. Sobre esse corpo padrão, GuuhGreen frisa que é importante a mulher saber que se trata de uma jogada de marketing e que a moda “vende sonhos e não realidade”.

Outro fato apontado pelo estilista são as mudanças sutis que estão acontecendo no universo da moda, um exemplo usado por ele foi a edição de maio de 2015 da revista Elle, que além de trazer mulheres reais no editorial também tinha uma capa espelhada com a hastag #vocênacapa.

moda II.jpg

Capa da revista Elle de maio de 2015. A capa é espelhada, com a intenção de que a leitora fizesse parte da mesma. Foto: divulgação

Vários exemplos podem ser usados para mostrar essas mudanças, como a marca de lingerie Aerie, que não utiliza photoshop em suas campanhas, lançando até uma hashtag #aeriereal.

moda I

A campanha Aerie Real utiliza mulheres comuns e sem o uso de photoshop para mostrar que é uma marca para todas. Foto: Campanha #aeriereal

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s