Novelas criam tendências de moda

Telespectadores adotam o mesmo estilo de roupa dos personagens

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Giovanna Antonelli interpreta a personagem Atena, em “A Regra do Jogo”

Por Mara Carvalho

Os atores das novelas acabam despertando no telespectador o desejo pelo consumo de seus figurinos, como roupas, estilos de cabelos, acessórios, entre outros adornos adotados durante a trama pelas figuras dramáticas. Não importa a idade, o sexo, a classe social ou a busca pela identidade ideal. Fica evidente quando o indivíduo ou grupo passa a adotar estilos idênticos ou parecidos aos das personalidades.

A moda surgiu no início do século XV com a burguesia reproduzindo estilos da nobreza. Nos dias de hoje, a indústria cultural entendeu muito bem o significado de moda para a vida das pessoas e vem se apropriando da linguagem da teledramaturgia para fazer a “cabeça” da população.

Pensando no mundo fashion, os personagens contam com ajuda de produtores de moda e esses procuram tendências para criar os figurinos. Os blogs e fã-pages são extensões das telinhas, e também fontes de informação ao telespectador sobre as roupas exibidas pelos personagens.

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Juliana Paes vive a personagens Carolina e Fábio Assunção, Arthur, na novela das sete da Rede Globo

O serviço não se esgota nos portais eletrônicos e vai além da exibição e da harmonia de todo conjunto e acessórios. O público consegue concretizar o desejo de consumo, pois os produtos no qual os personagens se vestem têm endereço e preço. Basta entrar em contato com boutiques e lojas que se dedicam em confeccionar os mesmos figurinos.

Inocente quem pensa que na atual conjuntura as novelas exibem somente a dramaturgia — o serviço vai além das telas. Pois desperta no telespectador uma interação maior que a dos anos 70. Antes, ao desligar o botão da tevê, a trama se esgotava, hoje, o mesmo botão pode ser a porta de entrada para o consumo de um estilo, costume, comportamento e até mesmo um padrão social.

A indústria cultural procura inserir no cotidiano das pessoas o fortalecimento da moda criada nas passarelas que se estendem para as novelas e vice-versa.

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