Uma nova mídia virtual

A internet enquanto espaço de representação social

canais do youtube

Jéssica Tauane e Victor Largueasa, apresentadores do Canal das Bee. O canal fala sobre o universo LGBT de uma forma descontraída e voltada para o público jovem. Foto: reprodução

Por Mariane Ribeiro

A internet tem se mostrado cada vez mais um veículo de comunicação alternativo em relação às mídias tradicionais, principalmente por conseguir englobar públicos que os outros meios não conseguem — através de blogs, fanpages, portais e canais do Youtube.

Sendo ela uma rede global no qual todos têm o direito de se expressar livremente sem que exista quaisquer tipos de filtro, a internet se torna um ambiente propício para aqueles que não sentem-se satisfeitos com a grande mídia. Estes podem então criar conteúdos exclusivos para esse público “ignorado” pelos veículos tradicionais. Além de ser um meio muito disseminado na sociedade, principalmente entre os jovens de 15 a 20 anos, faz com que a divulgação dos conteúdos seja rápida e de longo alcance.

A representatividade que esses meios têm em relação ao seu público é muito importante, uma vez que coloca em pauta questões deixadas à margem da coletividade. Um exemplo é o universo LGBT, pois os canais do YouTube vêm ganhando espaço e expectadores. Existem vários que são direcionados a esse público e que estão fazendo sucesso no mundo virtual.

Lucas Benicá, 21 anos, estudante de cinema na UFF, assiste a vários canais, entre eles o “Canal das Bee”, “Põe na Roda”, “Tudo o que você sempre quis fazer mas eu fiz primeiro” e “Programa de Casal” — todos voltados para o público LGBT. Lucas ainda fala que esses canais lembram um pouco os periódicos LGBT que circulavam pela comunidade há algumas décadas: “vejo como esforços da comunidade para sobreviver já que não tem muita representatividade tão forte na grande mídia”.

Anúncios

2 Respostas para “Uma nova mídia virtual

  1. Pingback: Redes sociais – O recanto das minorias | UniversiTag#·

  2. Pingback: Mini-reportagem – Redes sociais – O recanto das minorias | Blog Ana Raquel Périco Mangili·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s