As impressões da pista

Com dois meses de uso, os próprios skatistas contam um pouco da história por trás da primeira pista pública da cidade.

Leonardo Del Sant

Inaugurada no começo de dezembro, a Bauru Skate Park, era um desejo antigo dos skatistas da cidade. A pista fica na rua Araújo Leite, próxima ao aeroclube e está bastante movimentada, já que é a única por aqui e seus praticantes estão indo em peso.

A nova pista, que tem obstáculos, rampas e corrimãos, tanto pra street, quanto pra vertical, já recebeu etapa do Circuito Bauru de Skate e todos os dias pessoas das mais variadas idades vão até o local. É o caso de Fabrício, que tem 32 anos. Pai e skatista há mais de 18 anos, ele agora pode levar a filha Bruna, de 8, para praticar e se diz motivado para ter voltado a andar: “A pista deu um ânimo extra, o skate tava guardado. Faz uns dois, três anos que ela ganhou um skate e raramente ela pegava, e agora, por causa da pista dá pra pegar”.

DSC_0118

Fabrício acompanhado de sua filha Bruna de 8 anos. A pista trouxe mais segurança para os skatistas iniciantes (Foto: Heitor Facini)

A segurança do local ajuda as crianças. Por ser feita especialmente para o esporte, os riscos de acidentes e quedas graves são menores. Fabrício também destaca o ambiente de respeito entre os skatistas que agora vivem por lá: “viemos geralmente no domingo de manhã, e não vimos nenhuma briga, todo mundo se respeitando.”

No meio da galera que anda na pista está Caio, bauruense de 22 anos. Skatista desde a infância, ele acredita que o maneiro da nova pista é a molecada que anda de skate no local, o que aumenta as chances de saírem mais atletas do esporte aqui de Bauru: “o tanto de atleta que vai sair de Bauru, que vai fazer nome, vai ser bastante, tem muito cara que sempre andou e só faltava isso para o cara alavancar”

Natan é um deles. Com 13 anos, ele compete nos campeonatos da cidade. Antes, andava no Terra Branca, onde tem uma pista improvisada de street. Agora, mesmo com a nova pista cheia em alguns horários, existe mais uma opção para praticar. “A tarde tá sempre lotado, tem muita gente diferente, até de outras cidades vem aqui pra andar de skate na pista”.

DSC_0134

As várias gerações de skatistas se encontram na nova pista (Foto: Leonardo Del Sant)

Demorou, mas saiu

A falta de um lugar adequado pra andar de skate era um problema na cidade, que foi vendo outras cidades da região saírem na frente, enquanto Bauru não tinha nada. Mas a briga foi intensa e incluiu manifestações da associação de skatistas. Istimison Júnior, de 28 anos, um dos organizadores da associação conta como foi o processo. “Eu faço parte da associação dos skatistas. A gente sempre correu atrás de pista, fizemos manifestações… Quando a gente parou a Duque de Caxias por causa do skate que eles perceberam que estávamos falando sério”.

Istimison fala também da importância da pista e ter futuros espaços em outros bairros. “A galera de Bauru viajava pra outras cidades pra andar de skate. Já vi molecadinha vindo ‘remando’ do Mary Dota até aqui. A gente apoia de ter pistas regionais em bairros, não que seja uma pista grande igual essa, mas que incentive, que tenha algo praticável, pra conhecerem outras pistas. Legal é que todo mundo se conhece aqui, eu nunca vi 100, 200 skatistas num lugar só, agora eu vejo”.

Quem acompanhou esse processo todo de luta foi Roger Barude, secretário de esportes e lazer da cidade. Ele explica que os skatistas de Bauru participaram do projeto, elaborando os obstáculos, corrimãos e rampas do local “Além da necessidade da cidade, foi uma reivindicação de mais de 25 anos. Montamos uma comissão para ouvir os skatistas sobre como eles gostariam que fosse construído, todo o projeto foi baseado na indicação deles”.

DSC_0129

Cápsula da nova pista de skate de Bauru (Foto: Heitor Facini)

O sucesso é grande e a necessidade dos skatistas ficou pequena para a pista do aeroclube. Percebendo isso, o secretário afirmou que mais pistas virão. “Temos projeto de construção de mais duas ou três pistas em bairros distantes. Com isso o skate vai ser melhor desenvolvido e a demanda que está muito grande na pista vai acabar descentralizando.”

O problema é a distancia do local para boa parte dos skatistas da cidade. Quanto a isso, Roger não tem tanta preocupação e sabe que vai se resolver com o tempo e com os novos parks. “A primeira a gente nunca agrada todo mundo, se fosse em outro bairro, todo mundo ia reclamar do mesmo jeito”.

Instalações, compartimentos e equipamentos necessários

Se engana quem pensa que pra praticar a modalidade é necessário somente o skate. Em um primeiro momento essa afirmação pode ser verdadeira, mas considerando as quedas que os skatistas levam e os perigos das mesmas, há também itens de segurança que protegem a integridade física do esportista. Capacete, protetor de pulso, cotoveleira e joelheira são fundamentais para a prática, principalmente para uma pista completa como a bauruense.

DSC_0106

Com os equipamentos certos o tempo nunca fecha (Foto: Heitor Facini)

A pista de Bauru conta com mais de 10 compartimentos que contemplam tanto o street quanto o vertical no skate. Sétimo esporte mais praticado no Brasil, os bauruenses poderão disfrutar de dois caixotes, uma cápsula – espécie de piscina vazia -, flat bar, pirâmide, corner, quarter e outros. Além disto, a pista também contém dois banheiros com adaptações para deficientes, guarita, vestiários, bancos e iluminação para prática noturna.

Invasões de carros e alterações posteriores

Ainda em 2015, perto da virada do ano, a pista foi invadida duas vezes por carros na madrugada, quase provocando acidentes com skatistas que andavam no local. Essas invasões provocaram pequenos danos na pista, e, para não acontecer mais casos assim, a prefeitura fez pequenas alterações no local, colocando uma mureta na entrada lateral da pista, além de bancos nas outras entradas, o que impedirá que mais carros invadam o local.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s