Do Lusitana ao Tauste

Clube que revelou Pelé para o mundo, Bauru Atlético Clube faz parte de uma Bauru que ficou pra trás

Por Leonardo Del Sant

Com grandes ligas no futebol amador, Bauru sempre foi pioneira. Um grupo de jovens, liderado por Pedro Bertolini, buscaram pessoas influentes na cidade para fundar um novo clube em Bauru em 1919. Surge o Lusitana.

O empresário, Antônio Garcia, na época, dono da “Casa Lusitana”, foi convidado para esta reunião. Além de presidir os trabalhos deste encontro, Antônio doou o terreno do que veio a se tornar o estádio do Lusitana. Juntamente com Pedro, o empresário fundou o BAC, tornando-se o presidente do clube e Pedro o vice.

Os números e a história não mentem: “de 1931 até 1946 foram realizados 14 campeonatos oficiais, apenas dois anos não houve um campeonato. Desses 16, o Lusitana foi campeão seis vezes, o Noroeste também seis vezes, uma vez o Smart e outra vez o Guedes de Azevedo”, conta Luciano Dias Pires, historiador, ex-presidente da Liga de Futebol amador de Bauru de 1966 até 1969 e também conselheiro por 30 anos do Noroeste.

Noroeste de coração Luciano Dias Pires conta a história do grande e extinto rival BAC (Foto: Acervo pessoal)

Noroeste de coração Luciano Dias Pires conta a história do grande e extinto rival BAC (Foto: Acervo pessoal)

Time da cidade e Time da ferrovia

Luciano ainda conta que a torcida local se dividia em duas  “O Lusitana que era da cidade e o Noroeste era o clube mantido pela ferrovia. Presidente, dirigentes, eram tudo da ferrovia, os jogadores também”. Com isso, o então Lusitana já se destacava sobre os outros times da cidade, que disputavam tal competição.

“Bauru passou a ser a meca do futebol do interior, grandes jogadores vinham pra Bauru jogar futebol” emenda Luciano com orgulho da cidade que viu se tornar um grande polo do esporte no interior paulista.

Em 1942, no auge dos campeonatos da Federação Bauruense de Futebol, o Lusitana chegou ao vice-campeonato do interior. No ano seguinte veio o título, mas do rival Noroeste.

Troca de nome e título do agora Bauru Atlético Clube

Em comemoração ao cinquentenário de Bauru, o Lusitana se tornou Bauru Atlético Clube. E o novo nome, mais simpático e sem identificação com a colônia portuguesa, deu sorte. Em 1946, mesmo ano da troca de nome, o título do interior veio para o BAC.

Na década seguinte, em meio a tentativas frustradas de subir de divisão, o Bauru revelou o maior jogador da história do futebol mundial: Pelé. Filho de Dondinho, ex-jogador do clube, o menino teve rápida ascensão. Pelé jogou pelo clube em 1954, chegando até a disputar amistosos pelo Noroeste.

Ladrilho que fica em frente ao supermercado localizado onde era o antigo estádio do BAC. Luciano foi quem escolheu a foto para a arte do local (Foto: Acervo pessoal)

Ladrilho que fica em frente ao supermercado localizado onde era o antigo estádio do BAC. Luciano foi quem escolheu a foto para a arte do local (Foto: Acervo pessoal)

Eterno BAC

O clube encerrou suas atividades profissionais no ano seguinte, em 1955, passando a cuidar apenas da vida social do clube, de outras modalidades esportivas e do futebol amador. Ainda que tenha ensaiado uma volta ao futebol, o BAC já não contava a torcida de antes, além da cidade “não comportar dois clubes profissionais”, complementa Luciano.

Em 1994 sua sede social foi desativada após anos de auge e grandes shows. Entre 1994 e 2006, quando o supermercado Tauste comprou o terreno, o local ficou abandonado, houve furtos e depredações. Roubaram documentos, troféus e outros itens que pertenciam não só a história do futebol regional e nacional, mas também era um patrimônio da cidade de Bauru.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s