Futebol sem base

Uma análise sobre o mau aproveitamento das jovens promessas nos clubes brasileiros

Por Giovane Rocha

Jovens talentos brasileiros vão cada vez mais jovens para jogar no exterior (Foto: Mowa Press)

Jovens talentos brasileiros vão cada vez mais jovens para jogar no exterior (Foto: Mowa Press)

Crescer na carreira de jogador de futebol nunca foi fácil, hoje então, muito menos. Com os clubes querendo sempre lucrar mais e mais em cima de suas jovens promessas, os garotos acabam tendo seus futuros comprometidos pela mão de um empresário, isso se tiverem sorte pra chegar até esse ponto.

Atualmente, muitos times de futebol têm estruturas excelentes para desenvolver as categorias de base e formar jogadores dignos de atuarem no profissional e, consequentemente, venderem para as grandes potências do futebol europeu, como Barcelona, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Manchester United, entre outros, e trazerem um retorno financeiro para o investimento feito naquele garoto.

O processo parece muito simples, mas os times brasileiros teimam em complicá-lo. A não ser pelo Santos Futebol Clube, conhecido pela grande quantidade de jovens atletas revelados todo ano, os demais clubes não fazem o mesmo proveito, deixando o sonho de suas jovens promessas morrerem na praia.

Não é por falta de exposição, visto que no começo do ano, empresários de todos os cantos surgem para acompanhar a Copa São Paulo de Futebol Junior. Campeonato responsável por dar uma chance às categorias de base de diversos times brasileiros mostrarem seus jovens craques, servindo de vitrine para suas carreiras e, consequentemente, um atrativo para os cofres dos clubes.

Não são apenas os clubes a saírem perdendo, quem perde com a falta de oportunidade dada às promessas do futebol também é a Seleção Brasileira. Pois, se os times não sobem seus garotos para o profissional, estes consequentemente não têm chance de evoluírem gradualmente para um dia alcançarem o sonho de muitos garotos – defender seu país em uma Copa do Mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s