O (outro) Esporte Bretão

Ainda pouco conhecido no Brasil, rugby ganha cada vez mais adeptos e torcedores

Por Rafael de Paula

O treino começa. O treinador lança a bola ao alto, que é interceptada por um dos jogadores, que sai em disparada. Um adversário (provavelmente pesando em torno 100 quilos) vai em sua direção. Em vez de mirar a bola, o gigante lança-se com ferocidade no tórax do corredor. Ambos desabam. O rapaz, que mantinha a posse da bola, lança-a para trás em busca de um companheiro que, sem se preocupar muito com o colega que havia sido esmagado na grama, continua a jogada. O gigante levanta-se e estende a mão a sua “vítima”. Ambos dão um rápido abraço e continuam o treino. Isso é o rugby.

Disputado em mais de 120 países, o rugby é o segundo esporte coletivo mais popular do mundo, atrás apenas do futebol.

Originário da Inglaterra, é um esporte de extremo contato físico, mas surpreendentemente leal. Quem pratica tende a respeitar seus adversários, e normalmente um jogo, por mais duro que seja, acaba em uma confraternização entre os times, vencedores e derrotados.

O segundo esporte que mais cresce no mundo ganha cada vez mais espaço no Brasil (Foto: Getty images)

O segundo esporte que mais cresce no mundo ganha cada vez mais espaço no Brasil (Foto: Getty images)

Em Bauru, um grupo de estudantes se reúne pelo menos três vezes por semana para praticar o esporte. Um dos praticantes e treinador do time, Lucas Scyvatto, de 23 anos, com sete de experiência no time de São Carlos, sua cidade natal, foi um dos fundadores do time bauruense. Para ele, a principal característica do esporte é a democracia.

“O legal do Rugby é que todo mundo tem um espaço. Seja qual for o seu tipo físico, vai ter um lugar pra você no time. Eu tenho 64 quilos e jogo de boa com gente com o dobro do meu tamanho”.

É bem verdade que é um esporte duro. Lucas diz que já se lesionou várias vezes. “O mais grave foi uma ruptura de ligamento. Três meses parado. Não tem o que fazer né?”. Mesmo assim quem pratica, afirma que não tem nada igual. E garanto que só de assistir já da vontade de jogar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s