A presença japonesa em Bauru

Por Tamiris Volcean

japoneses em bauru tamiris

Ensaio para o festival Bon Odori em 2014 (Foto: Reprodução/ Facebook/NipoBauru)

Por meio de eventos tradicionais, os japoneses do Clube Cultural Nipo Brasileiro arrecadam fundos para continuar atuando na região bauruense. O festival mais famoso é conhecido como Bon Odori, a festa nipo‐brasileira. Danças, músicas e comidas típicas do Japão são apresentadas aos bauruenses com a finalidade de fortalecer a identidade da comunidade nipônica. É também neste festival que as gerações atuais reverenciam seus antepassados.

Naomi Fukui reside em Lençóis Paulista e viaja semanalmente para participar da programação do Clube Nipo. “A presença da cultura japonesa em Bauru é muito intensa, por isso sempre viajamos em busca de uma identidade fortalecida. É em Bauru que os melhores festivais são realizados e nos fazem lembrar da terra natal”, conta Naomi.

Além de eventos culturais, a comunidade nipônica também promove oficinas e atividades periodicamente. Naomi já fez aulas de dança de salão e participou de um workshop de origami artístico. “É sempre reconfortante saber que a comunidade nipônica aproxima os descendentes orientais. Participando das atividades, estão mais próximos da nossa cultura. Eu, por exemplo, não tenho condições de viajar até o Japão, por isso, é no Clube Nipo que me sinto em casa”, diz a integrante da família Fukui.

 

A nikkei Paula Ozaki morou quase uma década em São Paulo. Foi transferida para Bauru em 2015 e logo procurou o Centro Nipo para se integrar à comunidade nipônica: “Nós, japoneses, somos muito reservados e sempre procuramos nos aproximar. Em Bauru, isso foi tranquilo. Conheci muitas famílias e percebi que a cidade está repleta de descendentes e amantes de nossa cultura.”

Além do centro cultural, Bauru também recebe a Mostra da Cultura Japonesa no Interior Paulista. A última edição do evento aconteceu no Parque Vitória Régia e recebeu arte, dança e gastronomia oriental. Mais um motivo para que a presença japonesa ganhe espaço e importância na cena bauruense.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s