A seletiva hospitalidade brasileira

Milhares de haitianos vieram ao Brasil alimentando um sonho de esperança, mas a situação por aqui nem sempre é tão benéfica

Por Lucas Alonso

Em uma época de grandes dificuldades para refugiados e imigrantes em todo mundo, se engana quem pensa que os problemas se concentram apenas na Europa e no Oriente Médio. O Haiti é o país mais pobre das Américas e em vários aspectos depende da ajuda humanitária dos países vizinhos, devido aos graves desastres naturais dos últimos anos e à constante instabilidade política. Por esses e tantos outros motivos, o Brasil tem sido o destino de milhares de haitianos que deixam seu país em busca de melhores condições de vida. A Polícia Federal estima que, somente entre 2010 e 2014, mais de 39 mil haitianos entraram no território brasileiro.

A maioria desses imigrantes se concentra na região norte do país, principalmente no estado do Acre, que em muitos sentidos é ignorado pela mídia e pelo poder público. Com os haitianos, a situação não é muito diferente. Existe uma série de casos de aliciamento dos imigrantes para o trabalho escravo e frequentes casos de xenofobia.

“Mesmo após o ato do governo brasileiro de conceder status de residente permanente a mais de 40 mil haitianos, estima-se que milhares ainda vivem em condições sub-humanas. Mas existe um grande hiato na cobertura desses casos, porque parece que a sociedade brasileira não parece se preocupar tanto assim com a situação de quem vem pra cá pedir socorro”, denuncia Andrea Pacheco Pacífico, professora da Universidade Estadual da Paraíba e autora de um estudo sobre a situação dos imigrantes haitianos no Brasil.

De fato, a cobertura midiática brasileira parece dar mais importância aos haitianos que se destacam jogando futebol no país do que à situação precária, aos casos de escravidão e mesmo de assassinato que têm vitimado esses imigrantes.

679e94a7-25c1-4135-96f7-d04fdc7a9e73

Milhares de haitianos veem no Brasil uma oportunidade de vida melhor (Foto: Alexandre Lima/oaltoacre.com)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s