O Brasil aos olhos do outro

As impressões estrangeiras sobre o nosso país

Por Maria Victoria Pera Mazza

Uma das grandes oportunidades que temos em grande parte das universidades e faculdades é a possibilidade de intercâmbio tanto de brasileiros para diversos países do mundo, quanto de estrangeiros que vêm visitar as nossas terras. Mas, independentemente da origem de cada um, é inegável a imagem que o Brasil – e o brasileiro – tem aos olhos de todo gringo.

De lá pra cá

Michal Ritcher veio dos Estados Unidos e está em Bauru há cerca de oito meses e se despedirá de nossas terras em março. Durante quase todo o tempo de sua hospedagem aqui, ela deu aulas em uma escola de inglês na cidade de Bauru, como um estágio pela AIESEC.

Para ela, os americanos têm uma visão muito fechada do Brasil: “muitas pessoas acham que aqui se fala espanhol, por exemplo. Então, as pessoas acham que é carnaval, futebol, praia e Amazônia. Diria que nossa imagem do Brasil é o Rio de Janeiro”.

Mas Michal também tinha uma visão parecida daqui, mas bastou uma boa pesquisada – e uma visita, para formar outra opinião. “A vida é muito diferente e depende da cidade ou região, o Brasil é muito diverso. Aliás, as pessoas mais receptivas e amigáveis são as brasileiras.”

brasil maria victoria

Priscila Beal com egípcias que pediram para tirar uma foto com a brasileira em seu intercâmbio pelo país (Foto: Arquivo Pessoal/ Priscila Beal)

A voz da brasileira

A estudante de Rádio e TV da UNESP, Priscila Beal, por sua vez, fez o contrário: partiu do Brasil em uma aventura de sete semanas no Egito. Segundo ela, o país a recebeu muito bem e o fato de ser brasileira a ajudava bastante: “elas ficavam mais empolgadas ainda quando eu dizia que era daqui”.

Lá a impressão daqui era a mesma que a nos Estados Unidos, citada por Michal: carnaval, samba e futebol – assim como seus principais jogadores. Mas, para Priscila, apesar de limitarem bastante a imagem do nosso país, isso não é algo assim tão ruim. “São estereótipos, mas não deixam de fazer parte da nossa cultura”, afirma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s