De carona com a modernidade

A nova onda de usar o celular para pegar caronas e dividir despesas

Por Isadora de Oliveira

Está cada vez mais comum entre os universitários usar aplicativos de carona. Muitos jovens mudam de cidade para cursar a Universidade e quando querem visitar a família precisam desembolsar um dinheiro que as vezes não têm e enfrentar horas de viagem no ônibus. Já quem é dono de um automóvel, apesar de ter conforto e comodidade, precisa gastar com seguro, imposto, manutenção e gasolina.

O objetivo é simples: viajar e dividir os gastos. Pegar carona pela internet tornou-se uma prática frequente; afinal, é fácil, rápido e econômico. É o que garante a estudante Camila Mariusso, de 19 anos, que usa o aplicativo Tripda há cerca de um ano. A jovem estuda em Sorocaba e costuma pegar caronas para Campinas e São Paulo pelo menos uma vez por mês.

A estudante conta que optou por viajar com a ajuda do aplicativo, pois ele já mostra todas as informações que ela precisa (horário, preço, local), sendo rápido e eficiente. Porém, ela também aponta uma desvantagem comum entre os apps que oferecem esse tipo de serviço: “os destinos são limitados aos grandes centros urbanos”.

Há dois anos no Brasil, aplicativo Tripda é o mais acessado por quem quer caronas (Foto: divulgação oficial)

Há dois anos no Brasil, aplicativo Tripda é o mais acessado por quem quer caronas (Foto: divulgação oficial)

Isso acontece, pois ainda é recente no país o uso de aplicativos para essa finalidade, com isso, a população precisa passar por um período de adaptação. Muitos reconhecem as vantagens do compartilhamento de carona, mas ainda têm medo de viajar na companhia de um desconhecido.

O mercado de aplicativos de compartilhamento de caronas cresce em ritmo acelerado e já há diversos no Brasil, como o Tripda, o Blablacar, BeepMe e o Ponga. O app mais popular no país é o Tripda, que segundo Daniel Velazco, Country Manager da empresa, oferece seus serviços desde 2014 e já possui mais de 65 mil usuários em sua comunidade

Para quem deseja oferecer carona pelo aplicativo, primeiro é necessário se cadastrar na plataforma preenchendo dados pessoais e falando sobre o seu perfil. Aceitaria transportar animais? Permite que fumem em seu carro? Gosta de conversar e ouvir música? Pronto. Você já pode escolher um destino e oferecer carona.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s