Eu prefiro bolo! – Conheça a comunidade assexual brasileira

Saiba que é plenamente possível não ter vontade alguma de transar

Por Ana Raquel Périco Mangili

Foi através da internet que o estudante Rodolfo Alves percebeu não estar sozinho ao notar uma particularidade em sua orientação sexual. “Eu nunca havia sentido atração sexual, e achava que isso era algum tipo de disfunção. Porém, um dia, navegando pelo Youtube, acabei abrindo um vídeo que falava sobre assexuais, aí descobri que existe gente como eu, e isso é algo absolutamente normal”, relata. Clique aqui para ver alguns desses vídeos.

A comunidade assexual engloba pessoas que naturalmente não sentem necessidade de fazer sexo, e essa é uma orientação como todas as outras. Diversas pesquisas afirmam que aproximadamente 1% da população mundial se identifica como assexual. Eles podem querer ou não um relacionamento romântico, mas sem as questões sexuais envolvidas. Um dos lemas bem-humorados desse grupo para se referir à falta de interesse em atividades sexuais é a frase “prefiro bolo a sexo!”.

A assexualidade possui várias subdivisões, e as nomenclaturas e seus conceitos surgiram em fóruns da internet, porque a própria comunidade teve a sua formação no meio on-line, a partir dos anos 2000. Os assexuais sempre existiram, mas o que prevalecia antes eram o isolamento e o apagamento social.

Com o advento da internet, começaram a surgir os primeiros relatos e trocas de experiências públicas sobre as identidades assexuais em 1997, até que em 2001 o norte-americano David Jay criou a AVEN – Asexual Visibility and Education Network (Rede de Educação e Visibilidade Assexual), um marco na luta das pessoas assexuais e hoje o principal fórum e acervo virtual sobre o tema, com mais de 80.000 usuários registrados.

No Brasil, são destaques nesse tema o fórum Comunidade Assexual A2 e o Blog Sobre o Cinza, ambos com conteúdos em português acerca da assexualidade e seus diferentes tons. O ativismo social dessa comunidade ainda é recente no país, mas em outubro do ano passado ocorreu em São Paulo a 1ª Parada Assexual, ato pioneiro de visibilidade assexual no Brasil.

Anúncios

3 Respostas para “Eu prefiro bolo! – Conheça a comunidade assexual brasileira

  1. Pingback: Redes sociais – O recanto das minorias | UniversiTag#·

  2. Pingback: Mini-reportagem – Eu prefiro bolo! – Conheça a comunidade assexual brasileira | Blog Ana Raquel Périco Mangili·

  3. Pingback: Mini-reportagem – Redes sociais – O recanto das minorias | Blog Ana Raquel Périco Mangili·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s