Utilizando as redes sociais para o aprendizado

Adquira mais conhecimentos através dos grupos de estudo on-line
 Por Ana Raquel Périco Mangili
facebook-criancas-1340128583699_956x500
Antes vista como um mundo à parte, hoje a Internet está cada vez mais integrada em nossas vidas através, sobretudo, das redes sociais. Uma das aplicações dessas redes no cotidiano pode ser percebida na educação. Muitos alunos usam tais ferramentas de comunicação para criarem grupos de estudos, construindo novas dinâmicas de aprendizado.
 Uma das vantagens que os grupos de estudo on-line oferecem é o espaço virtual para trocas de conhecimento, agilizando assim os processos de aprendizagem que antigamente se davam em sala de aula. O jornalista Felipe Matheus, mestrando em Comunicação na Unesp de Bauru, relembra uma situação em que utilizou o grupo do Mestrado no Facebook para fomentar um debate em classe. “Um dia, ouvi uma entrevista na Jovem Pan, e achei interessante levar o assunto ao grupo, então postei nele o podcast da rádio com a entrevista para o pessoal conferir. Na reunião em classe, discutimos sobre isso e todos já tinham ouvido a entrevista”, conta.
 Mariella Mars , aluna do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, também na Unesp  de Bauru, ressalta que grupos desse tipo podem ajudar ainda os candidatos a ingressarem nos cursos. “Quando resolvi me inscrever no processo seletivo da Pós, encontrei o grupo do programa fazendo buscas no Facebook. Pedi ajuda para o pessoal sobre quais conteúdos estudar para as provas, e um aluno que eu não conhecia me enviou o material. No fim, passei por conta disso, porque eu não teria estudado esses conteúdos sem a indicação no Facebook”, relata.
Os professores também se beneficiam de tais grupos, podendo utilizá-los inclusive como projeto para estimular o interesse pela disciplina, não só na Universidade. Este foi o caso da professora Denise Duarte, que dá aulas de Geografia na EMEF. Idalina Canova de Barros, em Lençóis Paulista. Ela criou o grupo “Curiosidades Geográficas Idalina”, para que seus alunos pesquisassem temas da disciplina e fizessem postagens na página, compartilhando o conhecimento com os demais.
Anúncios

Uma resposta para “Utilizando as redes sociais para o aprendizado

  1. Pingback: Mini-reportagem – Utilizando as redes sociais para a aprendizagem | Blog Ana Raquel Périco Mangili·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s