Paulistas enfrentam hortifrúti mais caro nos supermercados

Manter produtos naturais na mesa da família brasileira tem encarecido a cesta básica

Por Ana Beatriz Ferreira

O mês de março de 2016 se encerrou com alta de preços em frutas, verduras e legumes de 10,39% na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a Ceagesp. Segundo o órgão, o aumento decorreu de problemas climáticos, como o excesso de chuvas no estado e as temperaturas elevadas.

Em nota divulgada no site oficial, a Ceagesp explica que “historicamente, o primeiro trimestre do ano é bastante complicado para oferta e preços de hortifrutícolas, notadamente os mais sensíveis.”

Gráfico -Alta das frutas - Ceagesp - Ana Beatriz

Com outras altas alavancadas pela crise econômica vivida no país, como a bandeira vermelha nas contas de luz e a inflação sobre produtos do dia a dia, o paulista encontra dificuldades para manter seu padrão de vida e a qualidade da comida na mesa.

Para o educador financeiro Pedro Braggio, “com o aumento no preço de frutas, verduras e legumes, o brasileiro tem de ser mais criativo para ‘substituir’ um ou mais produtos – os que são da época costumam ser mais baratos – e poder preparar a refeição da família com a mesma qualidade.”

No supermercado, nada se encontra “a preço de banana" (Foto: reprodução)

No supermercado, nada se encontra “a preço de banana” (Foto: reprodução)

Alguns grupos escolhem reduzir a quantidade de produtos de hortifrúti com o intuito de economizar, o que pode prejudicar a rotina nutricional. Quem a utiliza como base no dia a dia, entretanto, como é o caso de veganos, os quais seguem uma dieta livre de alimentos de origem animal, deve pesquisar e selecionar. Carla Santana, estudante e adepta do veganismo desde 2013, afirma que “é importante saber quais são os alimentos da safra mensal, acompanhar os preços nos supermercados e ir à feira. A xepa, por exemplo, rende bons frutos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s