A hegemonia do Cristianismo

As religiões cristãs são as mais consideradas pelas mídias brasileiras, e isso reforça a intolerância religiosa

Por Mariane Ribeiro

O discurso religioso tem ganhado cada vez mais destaque dentro da mídia brasileira, seja com programas religiosos ou novelas que trazem temas bíblicos como principal enredo. O discurso religioso tem se intensificado, principalmente o cristão protestante, que traz uma visão mais conservadora da Bíblia.

A hegemonia das religiões cristãs tanto nas mídias como na própria sociedade servem como suporte para que outras religiões que não tenham como fundamento o Cristianismo sejam discriminadas por boa parte das pessoas.

Os-Dez-Mandamentos

A novela “Os 10 Mandamentos”, da Rede Record, é um exemplo da dominação de religiões cristãs sobre as não cristãs. A emissora é conhecida por produções sobre histórias bíblicas. Foto: Divulgação

A intolerância religiosa tem crescido muito no Brasil, segundo o Disque 100 – Disque Direitos Humanos -, os casos de denúncias ligadas ao preconceito religioso aumentaram em 70% no ano passado. Para o secretário nacional de Proteção e Defesa de Direitos Humanos em exercício, Fernando Matos, os casos pioram se entrarmos no ramo virtual, já que se trata de um ambiente em que muitas pessoas se sentem livres para expressar preconceitos.

Para Barbara Dantas, 19 anos, estudante, a mídia só reforça a intolerância religiosa ao não dar espaço para outras crenças. “É o mesmo discurso de sempre. Nunca vi em uma novela ou um programa que falasse de religiões que não fosse a católica e a protestante, acho que esse posicionamento da mídia reforça a intolerância, porque as pessoas acabam não conhecendo outras (religiões) além das mostradas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s