A Libertação de Waylon Smithers

Após mais de 26 anos, a série animada continua revolucionando

13164261_1001535136601704_3499921787706154593_n

Imagem: Divulgação

Por Thais Daniel Benedicto

A 27ª temporada da série de desenho animado, “Os Simpsons”, que estreou em setembro de 2015, vem chocando seu público em cada novo episódio lançado. Já logo no primeiro episódio, Homer é diagnosticado com narcolepsia, seu casamento passa por uma crise e um dos casais mais famosos da televisão americana, Homer e Marge, se separam.

Após a confirmação de seus produtores, em 2015, que nessa temporada um dos personagens se assumiria gay, o dia chegou. O programa foi ao ar em um domingo, 03 de Abril, e confirmou o que muitos fãs já desconfiavam: Waylon Smithers, o secretário do senhor Burns, assume sua sexualidade em um especial de dois episódios em que seu chefe não corresponde ao seu amor platônico. Homer, então, ajuda seu amigo a encontrar uma paixão por um aplicativo de celular.

Rob LaZebnik, roteirista da série, contou ao The New York Times que se inspirou na vida real para o personagem Smithers, pois seu filho, de 21 anos assumiu ser gay: “Qual é a melhor forma de falar pro meu filho que eu o amo senão desenhar sobre isso?”

Lembrando que o personagem não é o único homossexual do desenho animado. Em 20 de fevereiro de 2005 foi exibido o episódio “There’s Something About Marrying” em que Patty Bouvier, uma das irmãs de Marge Simpson, se assume lésbica.

Apesar das recentes quedas de audiência, a Fox, canal em que a série é transmitida, renovou o contrato, em maio do ano passado, com a série por mais duas temporadas, o que faz com que veremos por, pelo menos, mais uma temporada da produção, onde seu elenco principal confirmou presença em ambas.

Talvez, essa seja só mais uma estratégia para se manter no topo da audiência com “escândalos para chocar o público”. Porém, a ideia de um personagem “normal” (porque sim, homossexuais ainda são considerados “anormais” por uma parte da população) se assumir gay em uma série de televisão, que é transmitida em dezenas de países, contribui com que personagens homossexuais passados televisão deixe de ser um tabu e passe a ser tratados com naturalidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s