A polêmica magreza de Angelina Jolie

Obsessão pelo corpo perfeito e os distúrbios alimentares

Por: Thais Daniel Benedicto

O jornal americano “The National Enquirer” divulgou que a atriz Angelina Jolie teria se internado em uma clínica, em estado grave, com anorexia. O caso foi desmentido na mesma semana quando a atriz foi fotografada passeando com os filhos pelas ruas de Londres. A fofoca ganhou força porque a atriz chama atenção pelo baixo peso. Porém, ela está longe de ser a única famosa a chocar o mundo por exibir um peso bem abaixo do normal.

13087403_998420463579838_4586849209465810681_n

Mídia julga a magreza da atriz Angelina Jolie e diagnóstica anorexia. Foto: The Grosby Group

Nos anos 2000, época em que a cantora e atriz Anahí estava em plena adolescência, a fixação pela magreza tomou conta e ela foi constatada com anorexia e bulimia. Ao invés de melhorar, após o diagnóstico, seu quadro se definhou ainda mais e a cantora chegou a pesar 35 kg e teve uma parada cardíaca, com seu coração ficando por oito segundos sem bater. Hoje, a cantora está recuperada das doenças, porém, 16 anos após o ocorrido, o dia 29 de Abril ainda é lembrado pelos fãs da cantora.

Em 2015, o caso da atriz americana Rachael Farrokh, que chegou a pesar 19kg, ficou conhecido em todo o mundo após ela mesma gravar um vídeo explicando seu caso de anorexia nervosa, que dura mais de dez anos, e pedindo apelo para ajudarem com doações para custear seu tratamento que levará cinco anos para finalizar por completo. O vídeo serviu tanto para ajudar a atriz com o dinheiro, como funcionou como um alerta à população. Quase um ano após seu pedido, Rachael se encontra em recuperação.

Alanis Morissette, Cassia Kiss, Christina Ricci, Demi Lovato, Isabella Fiorentino, Lady Gaga, entre outras muitas mulheres sofrem, ou já sofreram, com a ditadura da beleza e do corpo perfeito. Ser magra passou a ser sinal de beleza e saúde. Quando famosas aparecem em eventos com “gordurinhas”, são criticadas pela mídia. É nesse ponto em que a autoestima da mulher é severamente abalada e, então, aparecem os distúrbios alimentares.

Sai de cena profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas, para entrar as chamadas “blogueiras fitness”, que a cada dia ganham mais e mais seguidores nas redes sociais. Entram em cena pessoas não profissionais, que não entendem nada de corpo humano, dando dicas absurdas e sem fundamentos.

É o caso da blogueira Gabriela Pugliesi, que chegou a dar a seguinte dica: mande nudes para sua amiga, se você sair da dieta, ela vai espalhar as suas fotos. Pessoas influentes estão acabando com a saúde e com a autoestima de muitas mulheres que não se encaixam no padrão pré-estabelecido.

Até quando colocaremos nossa saúde em risco por conta da nossa simples aparência? Até que ponto ser “fitness” é uma questão de saúde? Por que não posso ser feliz com meus pneuzinhos? Ter um corpo padrão não significa ter uma mente feliz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s