A Universidade on-line que promete ser a melhor do mundo

Minerva reinventa o curso superior e oferece uma experiência única de universidade global

Por Stephany Mello

Fundada em 2014 por Ben Nelson e Larry Summers, a Universidade Minerva tem uma proposta totalmente diferente de qualquer instituição universitária disponível no mundo. A ideia é ser uma universidade de excelência, que acelera a trajetória de vida dos estudantes mais brilhantes e motivados ao redor do mundo, para formar futuros líderes.

No lugar de um campus centralizado, os estudantes do Projeto Minerva são incentivados a viverem e estudarem nas acomodações, próprias da instituição, em até sete cidades diferentes durante a graduação. Os estudos começam na sede da universidade em São Francisco e posteriormente os alunos viajam para outros lugares, como: Hong Kong, Rio de Janeiro, Sydney, Londres e Berlim. “Nossa filosofia é poupar com coisas que não são fundamentais para a educação – os prédios, por exemplo -, e investir apenas naquilo que realmente faz diferença para o aluno”, explica Robin Goldberg, Diretor de experiência da Minerva.

Esse sistema global só é possível porque as aulas da Universidade Minerva são conduzidas em tempo real por docentes de excelência usando uma plataforma interativa apropriada. Assim os alunos escolhem se querem cursar as áreas de ciências sociais, ciências naturais, ciência da computação ou negócios, se especializando posteriormente na área definida.

Estudar na Minerva não é um investimento barato, mas o valor é relativamente baixo quando comparado ao custo de Harvard. A boa notícia é que 80% dos alunos têm algum tipo de apoio para bancar os estudos. “Oferecemos uma série de bolsas, empréstimos e estágios para reduzir esse custo”, diz Alex Cobo, diretor da instituição na América Latina.

Uma característica interessante é que mesmo com um processo admissão rigoroso, a Minerva atrai um grupo extremamente internacional: só um quarto dos alunos são americanos, o resto vem de 50 países diferentes. O Brasil está entre os cinco países com mais alunos na Minerva. “Nossa missão é acelerar a trajetória de vida dos estudantes mais brilhantes e dedicados do mundo para construirmos coletivamente nosso futuro”, afirma a instituição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s