Bauru: A capital nacional do voo a vela

Primeiro lugar no ranking da modalidade desde 1949, a cidade é considerada ideal para a prática do esporte, além de colecionar títulos em seu Aeroclube

Por Leonardo Del Sant

Pioneira em vários sentidos, Bauru surpreende na ousadia e poder de inovação que a cidade tinha na primeira metade do século. Tanto o entroncamento ferroviário até os clubes de futebol e os campeonatos locais do esporte. Com essa mesma perspicácia, foi inaugurado, no dia oito de Abril de 1939, o Aeroclube de Bauru, projetado pelos mesmos engenheiros que a estrada de ferro Noroeste do Brasil.

Com excelentes clima e topografia (clima seco e terreno relativamente plano), Bauru tornou-se, com o passar do tempo, o Aeroclube mais vencedor do voo a vela no Brasil, estando em primeiro lugar do ranking nacional desde 1949.

Gilberto Widmar, piloto profissional de avião e filho de João Alexandre Widmar, nove vezes campeão nacional da modalidade, explica com simplicidade o porquê do clima e topografia serem tão importantes: “A meteorologia pro planador é primordial, porque na verdade ela é nosso motor, nós voamos 300km sem motor”.

Portanto, sem as melhores condições climáticas, um planador não sai para um voo. O piloto precisa encontrar as chamadas “térmicas”, saídas de ar quente, que elevam o planador em até cinco metros por segundo. Isso faz com que o piloto precise buscar tais térmicas para realizar o voo.

aeroclube

Pôr-do-Sol no aeroclube de Bauru (Foto: Rafael Querino/ reprodução Facebook)

Imbatíveis!

Chamados “Os imbatíveis” devido ao número enorme de recordes e títulos que o Aeroclube detém, Bauru é temido em competições nacionais. “Temos o maior acervo de planadores, temos bons pilotos estamos formando os melhores e somos o único clube do Brasil que voa de terça a domingo, então, quem quer fazer um curso de planador, vem pra cá.

“Se perguntarem: ‘Que Aeroclube no Brasil é um lugar bom pra voar de planador?’ Bauru! é a capital de voo a vela e é mesmo!” Complementa Gil.

Atualmente Bauru perdeu força a nível de competição, mas ainda é o primeiro lugar do ranking de voo a vela, com o maior número de campeões nacionais disparado, possuindo a maior frota comunitária de um aeroclube brasileiro além de ser o primeiro aeroclube homologado pela ANAC para dar curso teórico, tanto para pilotos de planador, quanto pilotos rebocadores e instrutor de planador. “Hoje servimos de modelo para os outros clubes. Se quiserem abrir escolas, os caras tem que vir aqui pra pegar o nosso modelo e segui-lo”, diz Gil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s