Brincadeira de gente grande

Visto como apenas um jogo pela maioria das pessoas, o tênis de mesa é levado a sério por atletas que lutam títulos e medalhas

Por Rafael de Paula

À primeira vista, para alguém que não conhece o esporte, o tênis de mesa é facilmente confundido com o ping-pong.

A confusão, que deixa qualquer praticante do esporte com os cabelos arrepiados, chega a ser compreensível, dado que o jogo é uma versão simplificada do esporte. Mas um olhar mais apurado consegue facilmente destacar várias diferenças entre as práticas. Materiais, regras, intensidade, treinamento.

O que a primeiro momento parece apenas um jogo, torna-se um esporte que encanta os torcedores e surpreende os expectadores. Como um esporte olímpico, o tênis de mesa exige uma dedicação extrema. Para se ter uma ideia, o atual medalhista de ouro da modalidade, o chinês Zhang Jike, chega a treinar mais de 12 horas por dia. Não à toa, ele é um dos grandes favoritos a medalha no Rio este ano.

Hugo_Hoyama

O brasileiro Hugo Hoyama é a grande esperança de medalhas na modalidade nas Olimpíadas do Rio (foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Brasileiros correm por fora

“Hoje os melhores são os chineses. Sem dúvida, de cada dez campeonatos eles perdem um”. Estas palavras, ditas com a convicção de quem conhece muito bem o esporte, vem do maior nome do tênis de mesa nacional. Com 42 medalhas em torneios diversos no currículo e quase quarenta anos dedicados ao esporte, Hugo Hoyama é o principal nome da modalidade no Brasil. Para ele, poucos esportes têm um domínio tão grande de um país como a China tem no tênis de mesa.

“Em Londres, eles foram ouro e prata no masculino e no feminino. Isso fora o fato que eles também venceram a competição em equipes nas duas categorias. Hoje em dia é muito difícil vencer eles.”

Ainda assim, o brasileiro se diz esperançoso em relação aos jogos do Rio. “A gente vem treinando muito forte. E com a torcida do nosso lado, esperamos surpreender”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s