Sanders vence mais uma primária, agora no estado Indiana

Vitória não define nomeação de candidato. Início ou fim de uma jornada?

Por Elisa Espósito

Sanders aparece como nova esperança para o povo estadunidense

Sanders aparece como nova esperança para o povo estadunidense (Foto: Reuters/Kamil Krzaczynski)

Bernie Sanders voltou a surpreender a todos nas primárias desta madrugada no Indiana, ultrapassando Hillary em número de votos. As sondagens previam o contrário, mas tal como aconteceu noutras votações durante o já longo processo de primárias, o senador pelo Vermont saiu vitorioso. Isso não significa, contudo, que tenha ficado mais perto da nomeação: com a distribuição proporcional de votos, Sanders chamou a si 43 delegados, pouco mais que os 37 que foram atribuídos à secretária de Estado.

Em número de delegados normais, os dois rivais da corrida à nomeação democrata estão bem perto um do outro: Clinton continua à frente, com 1700, contra os 1410 de Sanders. Apesar de ainda distante da nomeação, os números impressionam e Sanders pouco a pouco se aproxima de Hillary. Mas como um candidato com uma ideologia política contrária ao discurso habitual estadunidense é alvo de tantos holofotes?

“O sucesso de Sanders mostra que a maioria dos norte-americanos está cansada do aumento da desigualdade e dessas falsas mudanças políticas, e pretende reviver tanto uma agenda progressista quanto a tradição norte-americana de igualitarismo”, afirma o economista Thomas Piketty, para o Outras Palavras.

O candidato deixa claro que deseja restaurar a progressividade dos impostos e aumentar o salário mínimo. A isso acrescenta assistência de saúde e educação universitária gratuitas, num país onde a desigualdade no acesso à educação alcançou níveis sem precedentes, e destacando assim o abismo que separa as vidas da maioria dos norte-americanos dos tranquilizadores discursos meritocráticos pronunciados pelos vencedores do sistema.

Resta saber se o país símbolo do capitalismo está preparado para tais mudanças, a começar com a nomeação ou não do candidato democrata. Será o fim ou início da jornada de Sanders?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s